Topo

Derrotas e pressão da Copa América fazem Mano criar sombras para zaga intocável

Lúcio voltou à seleção após a Copa do Mundo e pode dar experiência à zaga - Francois-Xavier Marit / AFP Photo
Lúcio voltou à seleção após a Copa do Mundo e pode dar experiência à zaga Imagem: Francois-Xavier Marit / AFP Photo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

04/03/2011 07h01

Mano Menezes ainda goza de prestígio junto à cúpula da CBF, mas os dois resultados negativos contra Argentina e França serviram como um batismo para o treinador. Disposto a não correr tantos riscos e afastar possíveis pressões com outras derrotas, o técnico da seleção brasileira resolveu recorrer a jogadores mais experientes e criou uma “sombra” para o setor que, até então, segue intocável desde a sua chegada.

Na última quinta-feira, entre as novidades da convocação para o amistoso contra a Escócia, no próximo dia 27, Mano Menezes anunciou os retornos do lateral-direito Maicon e do zagueiro Lúcio, ambos titulares da equipe que sucumbiu na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Coincidentemente, a defesa da seleção brasileira tem sido a mesma desde a chegada de Mano Menezes, em agosto do ano passado. Nos cinco jogos que o técnico esteve à frente da equipe nacional, a linha com quatro defensores foi formada por Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e André Santos.

Apesar de intocáveis, os quatro não conseguiram evitar as derrotas por 1 a 0 para Argentina e França. Mesmo sem ter cometido falhas graves nas duas oportunidades, o quarteto demonstrou fragilidade justamente contra adversários fortes, forçando assim o treinador apostar em nomes mais experientes para acirrar a disputa por posição na defesa.

“Falamos sobre a proximidade com os jogadores que estiveram na Copa do Mundo. Já tínhamos conversado com o Lúcio e o Maicon, e agora confirmamos essa condição”, explicou o técnico Mano Menezes, que ainda apostou também no retorno de Elano para o amistoso contra a Escócia.

Com as três “novidades”, a seleção brasileira conta agora com nove jogadores que estiveram na última Copa do Mundo. Antes de Maicon, Lúcio e Elano, o técnico Mano Menezes já havia aberto as portas da equipe nacional para o goleiro Júlio César, o lateral Daniel Alves, os zagueiros Luisão e Thiago Silva, o meio-campista Ramires e os atacantes Robinho e Nilmar.

Apesar de poucos dessa lista terem chances concretas de chegar à Copa do Mundo de 2014, principalmente por conta da idade, a experiência de todos pode ser fundamental para a disputa da Copa América, em julho. Um bom resultado no torneio pode dar o sossego necessário ao técnico para continuar a reformulação da equipe.

“Não sinto mais ou menos pressão com relação a um eventual resultado negativo. Precisamos trabalhar para vencer sempre, mas o objetivo maior é a formação de um grupo. Em certos momentos, algumas posições demoram mais para se firmar, mas é algo natural”, completou Mano.

CONFIRA OS CONVOCADOS DE MANO MENEZES PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA

GOLEIROS

Julio Cesar (foto) (Internazionale-ITA)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Grêmio)
LATERAIS

Maicon (foto) (Internazionale-ITA)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
André Santos (Fenerbahçe-TUR)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
ZAGUEIROS

Lúcio (foto) (Internazionale-ITA)
Thiago Silva (Milan-ITA)
David Luiz (Chelsea-ING)
Luisão (Benfica-POR)
VOLANTES

Elias (foto) (Atlético de Madri-ESP)
Lucas (Liverpool-ING)
Henrique (Cruzeiro)
Sandro (Tottenham-ING)
Ramires (Chelsea-ING)
MEIAS

Elano (Santos)
Lucas (foto) (São Paulo)
Renato Augusto (Bayer Leverkusen-ALE)
Jadson (Shakhtar Donetsk-UCR)
ATACANTES

Jonas (foto) (Valencia-ESP)
Neymar (Santos)
Alexandre Pato (Milan-ITA)
Nilmar (Villarreal-ESP)