Topo

Fifa decide sobre tecnologia de linha de gol e quinteto de arbitragem neste sábado

Do UOL Esporte

Em São Paulo

04/03/2011 17h00

Neste sábado, a International Board (IFAB) decidirá se o futebol contará com a ajuda da tecnologia para acabar com a polêmica se a bola ultrapassou ou não a linha do gol. No entanto, quem espera por mudanças imediatas não as verá tão brevemente. O órgão que cuida das regras da modalidade deve fazer novos testes nos próximos meses.

Em Newport (País de Gales), membros da IFAB e da Fifa se encontrarão para avaliar os resultados dos testes feitos no último mês. Em fevereiro, dez sistemas tecnológicos foram analisados. Contudo, nenhum deles passou pelos rigorosos critérios estabelecidos pela Fifa. Cabe lembrar que a entidade ficou sob pressão após os graves erros cometidos pelos árbitros durante a Copa do Mundo-2010.

Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, admitiu que mais tentativas serão realizadas. “Haverá testes adicionais no futuro, pelo menos até 2012, para ver se algum sistema funciona”, afirmou o dirigente, em entrevista à agência de notícias The Associated Press.

Veja o que estará em pauta na reunião da International Board:

DISCUSSÃO SOBRE USO DA TECNOLOGIA GANHOU FORÇA APÓS ERROS NA COPA

A Inglaterra viu sua esperança de triunfar na África do Sul ruir após um erro grotesco de arbitragem. Nas oitavas de final, a Inglaterra foi prejudicada na partida contra a Alemanha. Os alemães venciam por 2 a 1 quando Frank Lampard chutou, a bola bateu no travessão e quicou atrás da linha. O árbitro uruguaio Jorge Larrionda não deu o gol. Os ingleses foram goleados por 4 a 1 e se despediram do Mundial, mas reclamaram muito.
Os mexicanos se lembrarão de Stefano Ayroldi por muitos anos. O bandeirinha falhou feio nas oitavas de final, na partida contra a Argentina. A seleção sul-americana abriu o placar contra o México de forma irregular. Tevez estava impedido, mas o auxiliar não marcou a jogada irregular. Os argentinos ganharam por 3 a 1 e avançaram à fase seguinte. Curiosamente, as duas partidas foram disputadas no mesmo dia

SEM A ADOÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, O JEITO SERÁ...

... aprovar o "quinteto de arbitragem". Em vez do tradicional trio formado pelo árbitro e dois bandeirinhas, dois auxiliares extras seriam adotados nas partidas de todo o mundo. O sistema já foi testado em diversos campeonatos - como a Liga dos Campeões e o Paulista.

OUTROS PONTOS EM DISCUSSÃO NA REUNIÃO DA INTERNATIONAL BOARD

Camisas e bermudas térmicas devem ser das cores predominantes dos uniformes oficias das equipes. Esqueçam as combinações esdrúxulas.Em nome da segurança, os jogadores terão que suportar o frio. O uso de protetores de pescoço deve ser proibido para evitar possíveis agarrões e 'enforcamentos'.O spray usado por árbitros em alguns torneios agradou e deve ser adotado em todo mundo. Nada mais de cobrar faltas fora do lugar ou a barreira se adiantar.