Topo

Para Cuca, ritmo de jogo é trunfo para Cruzeiro encarar 'maratona' de jogos

Cuca acredita que o ritmo de jogo é tão ou mais importante que o treinamento para os jogadores - Washington Alves/VIPCOMM
Cuca acredita que o ritmo de jogo é tão ou mais importante que o treinamento para os jogadores Imagem: Washington Alves/VIPCOMM

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

06/03/2011 12h19

O técnico Cuca acredita que a falta de tempo para dar treinamentos, pelo fato de o Cruzeiro disputar duas competições paralelamente, é compensada pelo ritmo de jogo adquirido pela equipe celeste justamente pela sequência pesada de partidas.

“Você não tempo para treinar, em contrapartida você tem a sequência de jogos, o ritmo de jogo, que é tão ou mais importante que o próprio treinamento. Muitos times que não têm os jogos eles têm de colocar no meio de seu calendário jogos-treinos, amistosos, para poder ter ritmo de jogo, e com a gente é diferente”, observou Cuca.

A intensidade dos treinamentos, segundo o treinador, é controlada de acordo com condição física dos atletas, para se evitar problemas de contusão. Segundo Cuca, nenhum atleta sofreu lesão muscular neste início de temporada no Cruzeiro.

“A gente tem de dar uma descansada para recuperar, em cima do que a gente tem analisado com a fisiologia. Se o risco de lesão é altíssimo, você diminuiu a intensidade de treinamento para ter um desempenho bom nos jogos”, afirmou o treinador.

O Cruzeiro disputa ao mesmo tempo o Campeonato Mineiro e a Copa Libertadores. Até agora, Cuca poupou titulares em apenas uma partida do Estadual, na vitória sobre o Ipatinga por 2 a 0. É possível que ele tome a mesma atitude em jogo isolado na Quarta-feira de Cinzas.

Em partida antecipada da 10ª rodada do Mineiro, o Cruzeiro enfrentará o Tupi, às 21h50 (de Brasília), em Juiz de Fora. Cuca admitiu, em entrevista coletiva na sexta-feira, que analisaria a condição dos atletas e, dependendo da situação, deixará um ou outro de fora do jogo. O lateral Pablo, suspenso, é desfalque certo na Quarta-feira de Cinzas.

O CRUZEIRO NO TWITTER

Apesar da folga de Carnaval, em que o Campeonato Mineiro foi paralisado, o Cruzeiro terá apenas uma semana de intervalo entre os jogos. Na quarta-feira passada, o time celeste foi a Ibagué, na Colômbia, onde empatou sem gols com o Deportes Tolima, pela Libertadores.

Uma semana depois volta a campo contra o Tupi e, no próximo domingo (13), enfrenta o Democrata-GV, às 16h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 6ª rodada do Estadual. Em seguida, na quarta-feira 16, encara novamente o Tolima, pela Libertadores, desta vez diante de sua torcida.