Topo

Torcedor sérvio recebe sentença por liderar confusão em jogo da Itália

Torcedor Ivan Bogdanov foi detido logo após liderar atos de violência em partida entre Itália e Sérvia - Claudio Villa/Getty Images
Torcedor Ivan Bogdanov foi detido logo após liderar atos de violência em partida entre Itália e Sérvia Imagem: Claudio Villa/Getty Images

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

08/03/2011 08h46

O torcedor sérvio Ivan Bogdanov foi punido pela Justiça de Gênova por liderar confusão no estádio Luigi Ferraris, que interrompeu a partida pelas eliminatórias para a Eurocopa-2012, entre Itália e a seleção de seu país. Bogdanov teve a sentença de três anos e três meses confirmada nesta terça-feira pelos acontecimentos do dia 12 de outubro.

Além de Bogdanov, Srdan Jovetic, Daniel Janjic e Nicola Klicovic também irão para a prisão. O tumulto começou nos arredores do estádio italiano. Aproximadamente três mil membros radicais da torcida da Sérvia foram responsáveis por atirar pedras e fogos de artifício em lojas e contra policias.

Torcedores sérvios atacaram o ônibus da própria equipe. Na saída da equipe do hotel no qual estava hospedada, os ultras atiraram um rojão na direção do goleiro Vladimir Stojkovic. O jogador se tornou alvo de perseguição dos seguidores do Estrela Vermelha ao se transferir para o rival Partizan.

Dentro do Luigi Ferraris, as cenas de violência continuaram. Os sérvios arremessaram objetos na direção da torcida italiana. Fogos de artifício e sinalizadores também foram atirados no gramado. A partida começou com mais de meia hora de atraso e durou apenas poucos minutos, pois os ânimos não se acalmaram.

A Uefa confirmou vitória da Itália por 3 a 0. A seleção da Sérvia foi punida com a disputa de um jogo das eliminatórias continentais com portões fechados, e 19 torcedores foram presos quando retornavam para a Sérvia. Eles foram identificados pelas autoridades locais através das imagens da confusão. Bogdanov pediu desculpas ao povo italiano, mas não conseguiu escapar da prisão.