Topo

Confederação asiática atende a japoneses e adia jogos da Liga dos Campeões

Estádio em Sendai é usado para desembarque de provisões após terremoto - REUTERS/US Air Force/Airman 1st Class Katrina R. Menchaca
Estádio em Sendai é usado para desembarque de provisões após terremoto Imagem: REUTERS/US Air Force/Airman 1st Class Katrina R. Menchaca

Das agências internacionais

Em Seul (Coréia do Sul)

16/03/2011 23h44

A AFC (Confederação Asiática de Futebol) vivia dilema sobre a sequência da Liga dos Campeões da Ásia após o terremoto e o tsunami que atingiram o Japão no fim da última semana. Sem condições de receber jogos, o país poderia ver alguns de seus representantes prejudicados com a realização de duelos em campo neutro. No entanto, a entidade decidiu atender aos nipônicos nesta quarta-feira e adiou duas partidas da competição.

“Gostaríamos de respeitar a opinião dos japoneses e o que eles gostariam de fazer”, afirmou Tokuaki Suzuki, diretor de competições da AFC, que expressou também suas condolências ao povo japonês. O Nagoya Grampus e o Kashima Antlers jogariam em casa nesta semana, mas tiveram suas partidas adiadas.

Os representantes de Osaka (Gama e Cerezo) já estudam adiar seus jogos em casa para o final do mês. Suzuki informou que as equipes que tiveram seus estádios afetados podem escolher qualquer outra localidade no Japão para realizar as partidas, mas advertiu: “no momento, não há nenhum estádio para jogar futebol no Japão”.

“Segundo as nossas regras, se o estádio do anfitrião não puder ser usado, ele pode designar qualquer outro em condições no país. Se não puder fazer isso, a AFC tem o direito de eleger um campo neutro para a disputa”, explicou o diretor. No entanto, a decisão foi tomada com base no desejo dos japoneses.