Topo

Evra e Ribéry retornam à seleção francesa após polêmicas da Copa-2010

Evra está de volta à seleção após fiasco francês na Copa do Mundo-2010 - Franck Fife/AFP
Evra está de volta à seleção após fiasco francês na Copa do Mundo-2010 Imagem: Franck Fife/AFP

Das agências internacionais

Em Paris (França)

17/03/2011 10h59

Patrice Evra e Franck Ribéry estão de volta à seleção francesa. Os dois jogadores, membros do grupo que deu vexame na Copa do Mundo-2010, foram convocados nesta quinta-feira pelo técnico Laurent Blanc para as partidas contra Luxemburgo (eliminatórias da Eurocopa-2012) e Croácia (amistoso).

RELEMBRE A POLÊMICA FRANCESA

  • Reprodução

    O jornal L’Équipe estampou em sua manchete os termos usados por Anelka para xingar Domenech: “Vá tomar no..., sujo filho da p...”, teria dito o jogador ao treinador nos vestiários, em resposta a uma crítica feita por Domenech à fraca atuação do atacante no 1º tempo do jogo contra os mexicanos

Os dois jogadores se envolveram nos polêmicos episódios ocorridos durante a passagem da França pela África do Sul no último Mundial. Evra, que se desentendeu com um preparado físico em um treino, foi suspenso por cinco partidas; já Ribéry pegou um gancho de três jogos pelos Bleus por suas participações em episódios polêmicos.

Em um deles, os jogadores se recusaram a participar de um treino da seleção em represália à dispensa do atacante Nicolas Anelka. O atacante foi desligado do grupo após uma discussão ríspida com o então treinador Raymond Domenech no intervalo da partida contra o México. A França foi eliminada ainda na primeira fase da Copa-2010.

Blanc não havia chamado Evra (capitão dos Bleus na Copa-2010) para o amistoso de fevereiro contra o Brasil, embora a punição ao jogador já tivesse expirado. Desta vez, o treinador ficou sem muitas opções. Eric Abidal não deve jogar mais nesta temporada após descobrir estar com um tumor no fígado. O lateral esquerdo do Barcelona será operado nesta quinta-feira.

Ribéry também poderia voltar à seleção francesa antes, mas o meia-atacante do Bayern de Munique estava machucado. Blanc comentou a respeito das voltas dos dois. “Todos têm uma opinião, especialmente sobre os Bleus. Se você não tem liberdade para fazer suas escolhas, não pode ocupar este cargo”, disse.

A França enfrenta Luxemburgo no próximo dia 25. Quatro dias depois, a equipe joga contra a Croácia.

Veja a lista completa dos convocados:

Goleiros : Hugo Lloris (Lyon), Steve Mandanda (Olympique de Marselha), Cédric Carrasso (Bordeaux)

Defensores: Bacary Sagna (Arsenal/ING), Adil Rami (Lille), Philippe Mexès (Roma/ITA), Mamadou Sakho (Paris Saint-Germain), Gaël Clichy (Arsenal/ING), Patrice Evra (Manchester United/ING), Anthony Réveillère (Lyon), Laurent Koscielny (Arsenal/ING)

Meio-campistas: Alou Diarra (Bordeaux), Yann M'Vila (Rennes), Florent Malouda (Chelsea/ING), Yoann Gourcuff (Lyon), Abou Diaby (Arsenal/ING), Samir Nasri (Arsenal/ING), Jérémy Ménez (Roma/ITA)

Atacantes: Kevin Gameiro (Lorient), Guillaume Hoarau (Paris Saint-Germain), Karim Benzema (Real Madrid), Loïc Rémy (Olympique de Marselha), Franck Ribéry (Bayern de Munique/ALE)