Topo

Apresentado pelo Cruzeiro, Brandão foge de polêmica: 'Vim jogar futebol'

Durante entrevista, Brandão se nega a comentar acusação de agressão sexual a mulher na França  - Washington Alves/Vipcomm
Durante entrevista, Brandão se nega a comentar acusação de agressão sexual a mulher na França Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Gustavo Andrade

Em Belo Horizonte

22/03/2011 18h10

O Cruzeiro apresentou nesta terça-feira seu oitavo atacante para a temporada. Recentemente acusado de agressão sexual a uma mulher de 23 anos na França, Brandão chegou por empréstimo ao clube mineiro e afirmou que está focado apenas em jogar futebol. O atleta já alegou ser inocente. “Estou tranquilo e vim para jogar futebol”, afirmou.

Antes que fosse iniciada a entrevista coletiva do atacante, os jornalistas foram alertados de que Brandão não falaria sobre as questões judiciais. “Seguindo orientação dos advogados do Olympique da França, ele não vai dar nenhuma declaração no que diz respeito ao problema particular dele e ao problema judicial que vive na França”, explicou o diretor de comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes.

Emprestado gratuitamente pelo Olympique de Marselha, Brandão assinará contrato até 31 de dezembro. Os direitos econômicos do atacante estão fixados em 4 milhões de euros. No vínculo com o Cruzeiro, a diretoria do clube mineiro estabeleceu cláusulas caso o jogador tenha de retornar à França para solucionar questões judiciais.

“Como em todo contrato com qualquer atleta, caso ele precise ficar acima de dez dias afastado por problemas pessoais, consta uma cláusula que estabelece que temos direito de rescisão a partir do décimo dia. No contrato já consta que nesse período o clube não tem obrigação de pagar salário. Na oportunidade em que for preciso que ele vá à Europa, um acordo define se serão pagos esses dias fora do Brasil”, observou o diretor de futebol do Cruzeiro, Dimas Fonseca.

A apresentação do novo jogador cruzeirense contou com a presença de um repórter do jornal francês L’Equipe, que o questionou a respeito das manifestações de apoio dos jogadores do Olympique de Marselha, em jogo recente do Campeonato Francês.

“Já conversei com meus amigos lá e estou indo à França para resolver essa situação”, comentou o atacante, que retornará à Europa ainda nesta terça-feira para concluir a rescisão contratual junto ao clube francês.

Disputar o Brasileiro é sonho

Brandão retorna ao Brasil após longo período no futebol europeu, onde defendeu o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e o Olympique de Marselha. O atacante deixou o São Caetano para ir ao Leste Europeu aos 21 anos e sonha em disputar seu primeiro Brasileirão.

“Estou mais experiente, jamais disputei o Campeonato Brasileiro e esse é meu sonho. Espero dar continuidade aqui, mas primeiro temos Libertadores e espero um bom início no Cruzeiro. Objetivo é somar ao grupo e ser campeão da Libertadores”, disse o jogador.

Na equipe mineira ele disputará posição com outros sete atacantes. Atualmente, a equipe comandada por Cuca conta com os titulares Wellington Paulista e Wallyson, além de Thiago Ribeiro e Ernesto Farías, remanescentes da última temporada, e três jogadores contratados neste ano: André Dias, Reis e Ortigoza.

Entretanto, Brandão só poderá estrear em meados de abril, quando o Cruzeiro poderá alterar três atletas da relação de 25 inscritos na Copa Libertadores. O prazo para inscrição no Campeonato Mineiro se esgotou na última quarta-feira.

O atacante se apresentará em definitivo ao Cruzeiro na segunda-feira e espera aproveitar o tempo sem jogar para se readaptar ao futebol brasileiro. “Isso vai ser bom para eu me adaptar ao ritmo do Brasil e isso também vai melhorando minha forma física”, destacou.

Evaerverson Lemos da Silva explicou que o apelido Brandão veio de seu pai, que foi atacante do Londrina na década de 70. “Meu pai jogou no Londrina, onde se destacou em 1977, e também adotei Brandão no futebol. Ele pegou Eva com Everson e misturou. Mas não sei a origem de Evaerverson, minha mãe chama Marlene e meu pai Sebastião. Ele nunca me explicou isso”, disse.