Topo

Mauro Fernandes é técnico com mais tempo no cargo entre os times da Série A

Contratado em fevereiro do ano passado, Mauro Fernandes tem aproveitamento positivo no América - América-MG/divulgação
Contratado em fevereiro do ano passado, Mauro Fernandes tem aproveitamento positivo no América Imagem: América-MG/divulgação

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

22/03/2011 14h03

Na dança dos técnicos do futebol brasileiro, Mauro Fernandes, que chegou ao América-MG em fevereiro do ano passado, tornou-se o treinador com mais tempo no cargo , entre os clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro 2011.

Enquanto Joel Santana decidiu deixar o comando do Botafogo, e Fluminense e Santos, que ficaram sem seus treinadores (Muricy Ramalho e Adilson Batista, respectivamente) recentemente, buscam substitutos para os cargos vazios, Mauro Fernandes permanece em alta no América-MG.

Com aproveitamento positivo à frente do time mineiro, o treinador faz boas campanhas desde que foi contratado. Sob seu comando, a equipe mineira, que volta a disputar o Brasileirão depois de dez anos, realizou 53 jogos oficiais, nos quais ocorreram 27 vitórias, dez empates e 16 derrotas (rendimento de R$ 57,23%).

A trajetória de Mauro Fernandes no América iniciou-se no Campeonato Mineiro do ano passado. O treinador estreou com derrota para o Villa Nova, por 2 a 1, de virada, em 21 de fevereiro, pela sexta rodada da competição. A equipe alviverde ocupava a oitava posição.

O América reagiu e, em cinco jogos, venceu três, empatou um e sofreu apenas uma derrota. Terminou a fase classificatória em sexto lugar e avançou às quartas de final. No mata-mata, acabou eliminado pelo Atlético, porém o time comandado por Mauro Fernandes deixou boa impressão na torcida.

A reação foi mantida depois do Estadual, e o América fez boa campanha na Série B do Brasileiro, que resultou na volta da equipe mineira à elite do futebol brasileiro. Sob o comando de Mauro Fernandes, foram 19 vitórias, 13 derrotas e seis empates. O aproveitamento de 55% foi suficiente para o time americano garantir o quarto lugar e o retorno à primeira divisão.

No final da temporada passada, Mauro Fernandes ficou sem contrato. A diretoria do América empenhou-se na renovação do vínculo e, depois de reuniões e conversas, o treinador decidiu permanecer no clube mineiro para a disputa da Série A do Brasileiro.

No Mineiro 2011, o América faz boa campanha e briga por vaga nas semifinais. Em sete jogos, foram cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota (aproveitamento de 76%). Com o revés para o América de Teófilo Otoni, por 3 a 1, na última rodada, o time comandado por Mauro Fernandes perdeu a liderança e caiu para o terceiro lugar.