Topo

Desligado do Santos, Chera agenda testes na Inglaterra em busca de novo clube

Garoto segue para Londres neste sábado. Ele fará teste no Monaco, da França - Umbro/Divulgação
Garoto segue para Londres neste sábado. Ele fará teste no Monaco, da França Imagem: Umbro/Divulgação

Bruno Thadeu

Em São Paulo

26/03/2011 07h00

Jean Chera era visto como a maior estrela da base do Santos. Mas o adolescente se desligou do clube alvinegro para tentar a carreira na Europa. O UOL Esporte apurou que o adolescente embarca neste sábado à noite para Londres, onde fará testes em clubes grandes do país. 

  • Santos FC/Divulgação

    Jean Chera ganhou fama em 2005, aos nove anos, ao ter vídeos de atuações pelo o Adap-PR exibido no 'Fantástico', da Rede Globo, e na internet. No mesmo ano, ele foi disputado por grandes clubes do país, e acabou sendo contratado pelo Santos

O meio-campista já foi informado por seus representantes das datas e dos clubes em que será avaliado. Após estada na Inglaterra, a promessa viaja para outros países. A França é um dos destinos. O Monaco manifestou interesse de contar com a ex-estrela da base alvinegra.

O clube francês conversou com as pessoas responsáveis pela carreira do garoto, entre eles o pai, Celso Chera, e o intermediador da negociação para a Europa, Ricardo Mendes.

Para descaracterizar trabalho infantil, Chera, teoricamente, seguiria à Europa para acompanhar o pai. O Monaco ofereceu emprego para Celso Chera.

Em seu twitter, Chera avisou que não fica mais no Santos. “Bom dia. Chegando na Vila para tirar minhas coisas do meu armário...”, postou Jean Chera em seu microblog.

Após a repercussão gerada pela atitude, Santos e o pai do jogador se reuniram no fim da tarde de sexta. O encontro serviu apenas para evitar atritos, e deixar clara a intenção de Celso em ouvir uma nova proposta do clube quando retornar da Europa.

A ideia do pai de Chera era ter seguido para a Europa em janeiro, plano adiado devido ao atraso na obtenção do passaporte. A família Chera descartou a possibilidade de o garoto defender outra agremiação nacional.

Para Chera deixar o Santos, seus representantes deverão pagar ao Santos cerca de R$ 1 milhão, referentes aos direitos de imagem. Por ter 15 anos, ele estava impossibilitado de firmar um contrato profissional com o clube da Baixada. O staff do garoto avalia que esse valor será pago pelo clube que contratar Chera.

Chera já treinava com a equipe juvenil (sub-17) do Santos desde o ano passado. Ele ganhava o maior salário da base santista, cerca de R$ 25 mil. A intenção do pai do jogador era ter o valor triplicado no novo vínculo, válido por três anos, e aumento a cada ano.