Topo

Bósnia é excluída do futebol mundial pela Uefa e Fifa "até nova ordem"

Das agências internacionais<br>Em Paris (FRA)

01/04/2011 06h34

A Federação Bósnia de Futebol (NSBIH) foi suspensa “até nova ordem” pela Uefa e pela Fifa. As entidades tomaram a decisão de excluir o país do futebol mundial após os dirigentes não terem adotado estatutos de acordo com as suas recomendações, segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira.

“Esta decisão foi julgada necessária devido à postura da assembleia geral da NSBIH, que se negou a adotar os estatutos de acordo com as recomendações da Uefa e da Fifa”, explica o texto.

“Os comitês executivos da Fifa (28 de outubro de 2010) e da Uefa (4 de outubro de 2010) pediram que a NSBIH adaptasse seus estatutos às exigências mínimas da Fifa e da Uefa até 31 de março de 2011. Caso contrário, seria automaticamente suspensa”.

As duas entidades exigem que Federação seja dirigida por somente um presidente e não por três. A divisão do poder na Federação Bósnia de Futebol se dá com bases étnicas: um croata, um muçulmano e um sérvio.

Em uma votação na assembleia da federação, que se reuniu na terça-feira em Sarajevo, e que contou com a participação de 54 dos 60 dirigentes, 28 deles votaram contra o novo projeto do estatuto. Somente 22 delegados votaram a favor do pedido da Fifa e da Uefa, com três abstenções e um ausente no momento da votação.