Topo

Zenit é multado após ato racista de torcedor contra Roberto Carlos

Das agências internacionais

Em Moscou (RUS)

06/04/2011 17h04

O Zenit São Petersburgo foi multado em 300,000 roubles (cerca de US$ 10.620) nesta quarta-feira pelo incidente racista de sua torcida contra o lateral-esquerdo brasileiro Roberto Carlos, atualmente no Anzhi, da Rússia.

Os atos racistas ocorreram na vitória do Zenit por 2 a 0, pela segunda rodada do campeonato nacional, no final do mês de março. Na ocasião, um torcedor de São Petersburgo ofereceu uma banana ao lateral brasileiro.

A torcida do Zenit é conhecida por atitudes racistas, e mantém o seguinte lema: "Não há preto nas cores do Zenit". As cores oficiais da equipe são azul e branco.

O Comitê disciplinar russo multou também o Dínamo de Moscou no mesmo valor após revolta e tumulto causado por sua torcida durante partida da Liga Russa no último sábado contra o Volga Nizhny Novgorod. O Volga recebeu punição de 200,000 roubles.

A Rússia é o país-sede da Copa do Mundo de 2018, e os envolvidos na organização prometem que a violência e tensões étnicas serão discutidas e resolvidas até o evento, não causando nenhum constrangimento aos envolvidos no Mundial.