Topo

Produtora espera autorização do Palmeiras para lançar documentário do Palestra

Imagem de "Primeiro Tempo", documentário sobre os 93 anos do Palestra Itália - Reprodução
Imagem de "Primeiro Tempo", documentário sobre os 93 anos do Palestra Itália Imagem: Reprodução

Paula Almeida

Em São Paulo

16/04/2011 07h01

Enquanto o Palmeiras fica sem casa para jogar até o fim das obras da nova arena, previsto para abril de 2013, o torcedor já tem uma maneira de matar as saudades do Palestra Itália. Ou melhor, pode ter. A Oka Comunicações, produtora paulista de conteúdos áudio-visuais, acaba de finalizar um documentário sobre o quase centenário estádio, mas ainda aguarda a liberação do próprio Palmeiras para poder levar o filme aos cinemas.

“Primeiro Tempo” é um documentário de 45 minutos idealizado e dirigido por Rogério Zagallo que tem como objetivo mostrar os 93 anos do Palestra, tendo como linha central o último jogo oficial do Palmeiras no estádio, um 4 a 2 contra o Grêmio no dia 22 de maio do ano passado – o time ainda faria um amistoso contra o Boca Juniors, em 9 de julho.

“É um documentário sobre a cidade. É claro que tocará mais os palmeirenses, mas mostra toda a mudança na cidade, na região, a importância do Palestra pra São Paulo”, explicou Rogério Zagallo ao UOL Esporte.

Produzido por uma equipe “80% palmeirense”, como afirmou o diretor, o documentário alterna cenas do jogo derradeiro com depoimentos de grandes nomes da história palestrina, como Oberdan Cattani, César Maluco, Evair e Marcos. O filme mostra ainda fotos de arquivo e atenta para detalhes desconhecidos ou esquecidos do público, como as quatro reformas às quais o Palestra foi submetido ao longo do século.

Mas para a torcida poder acompanhar “Primeiro Tempo”, que a julgar pelo trailer deverá emocionar os palmeirenses, a Oka, responsável por toda a verba utilizada na produção do filme, precisará de uma autorização do próprio Palmeiras. Uma reunião com dirigentes do clube está programada para o final deste mês.

SUCESSO NA INTERNET

Embora o lançamento do vídeo nos cinemas ainda dependa da autorização do Palmeiras, o trailer de "Primeiro Tempo" está na internet, no site oficial do projeto "Palestra Itália.doc", e já virou um sucesso entre torcedores. Até o fechamento desta reportagem, mais de 6 mil pessoas já haviam assistido ao vídeo promocional. Enquanto aguarda a autorização do Palmeiras para comercializar o filme, a produtora Oka espera poder fazer uma primeira exibição, sem fins comerciais, no Cinefoot, um festival de filmes sobre futebol a ser realizado entre os dias 26 e 31 de maio no Rio de Janeiro.

“O Palmeiras não pagará nada, ao contrário. Só poderemos comercializar o filme quando tivermos essa autorização, e com isso uma parte da verba arrecadada irá para o próprio Palmeiras”, afirmou Zagallo.

“Segundo tempo”

O nome “Primeiro Tempo” não foi dado em vão ao documentário sobre o Palestra Itália. Um novo vídeo, “Segundo Tempo”, acompanhará toda a construção da nova arena do Palmeiras e terá como fio condutor justamente o primeiro jogo no estádio. Para isso, os produtores estão em contato com a WTorre, construtora da arena, e já começaram a fazer filmagens das obras.

“Os dois documentários são parte de um projeto ["Palestra Itália.doc"] que mostra toda essa transformação do Palestra até chegar na arena”, comentou o diretor.

Embora a finalização do segundo documentário ainda esteja longe, os produtores já sabem que para a comercialização desse vídeo precisarão da liberação não só do Palmeiras como da WTorre também.