Topo

São Paulo sofre com ausência de estrelas e pressão por Copa BR após eliminação

Principais estrela do São Paulo, Lucas e Luis Fabiano se recuperam de lesões - Divulgação
Principais estrela do São Paulo, Lucas e Luis Fabiano se recuperam de lesões Imagem: Divulgação

Luiza Oliveira

Em São Paulo

01/05/2011 07h03

O São Paulo ganhou status de ‘super badalado’ em 2011. Podia se gabar de contratar o astro Luis Fabiano, colher os louros de revelar o jovem Lucas e ainda liderar o Paulistão. Mas em pouco tempo a maré mudou. O time agora sofre com as frequentes lesões de algumas de suas estrelas e com a necessidade de conquistar o inédito título da Copa do Brasil.

A pressão aumentou após a eliminação na semifinal do Campeonato Paulista na derrota por 2 a 0 para o Santos em pleno Morumbi. Os primeiros sinais de insatisfação da torcida já foram dados. O técnico Paulo César Carpegiani ouviu gritos de burro no fim do jogo e um grupo protestou dizendo que a conquista do torneio nacional virou ‘obrigação’ na saída da delegação do estádio.

O treinador admitiu que a queda prejudica o time que volta a campo na próxima quarta-feira. O primeiro jogo válido pelas quartas de final contra o Avaí será no Morumbi.

“Temos que saber conviver com o outro lado (derrota) e tirar algo disso. Mas claro que atrapalha, óbvio, reconheço isso. Temos que estar conscientes, a obrigação é ganhar na quarta. O grande sonho de todo são-paulino é voltar à Libertadores”, avaliou.

Mas a caminhada não deve ser fácil e Carpegiani terá que lidar com os vários desfalques. O principal deles é o meia Lucas que sofreu um estiramento muscular durante um treinamento e já ficou de fora do jogo contra o Goiás. Ele também será baixa na quarta-feira, mas a expectativa é que retorne no segundo jogo, dia 12, em Florianópolis.

Já Luis Fabiano ainda nutre esperança de finalmente fazer sua reestreia com a camisa do São Paulo na próxima partida depois de a data ter sido adiada. O atacante sofre com uma lesão no joelho direito desde quando defendia o Sevilla.

O jogador já está recuperado, mas ainda precisa do aval da preparação física e da comissão técnica. Por isso, ele realizará treinos no gramado nos próximos dias e sua escalação dependerá das dores.

“Esse foi o fim de semana em que ele mais evoluiu. Mas não queremos criar mais expectativas, já existe uma expectativa muito grande e não depende só do departamento médico. Temos de aguardar e ver a reação do Luis Fabiano. Ainda haverá uma avaliação dos preparadores e do Paulo”, disse o médico José Sanchez.

Outro jogador que não chega a ser uma estrela, mas tem sido fundamental para o bom momento da defesa tricolor é o zagueiro Rhodolfo, que também se recupera de lesão. O atleta tem um edema na panturrilha esquerda e poderá entrar em campo apenas se a dor passar. Fernandinho e Rodrigo Souto também fazem parte da lista dos contundidos.

“O Rhodolfo é mais dúvida que o Luis Fabiano. Estou com esperanças de ter o Luis. Gostaria muito de contar com o Fernandinho, mas é muito difícil. O Lucas também é difícil. Não sou de ficar lamentando, mas existe necessidade de ter o retorno de jogadores que ficaram fora”, disse Carpegiani.