Topo

Grêmio faz proposta e concorre com Botafogo e Atlético-MG por Rodrigo Souto

Rodrigo Souto é indicação de Renato Gaúcho e o Grêmio já fez proposta pelo atleta - Gaspar Nobrega/Vipcomm
Rodrigo Souto é indicação de Renato Gaúcho e o Grêmio já fez proposta pelo atleta Imagem: Gaspar Nobrega/Vipcomm

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

07/05/2011 06h59

O Grêmio não esconde que procura jogadores para reforçar o elenco visando o Brasileirão. Após o Campeonato Gaúcho, que termina dentro de nove dias, o grupo será reformulado para o segundo semestre da temporada. Depois de admitir interesse no atacante argentino Ezequiel Miralles, do Colo-Colo, do Chile, o Grêmio fez proposta para contratar o volante Rodrigo Souto, do São Paulo. Para contar com o atleta - pedido por Renato Gaúcho - o clube precisa vencer concorrência com Botafogo e Atlético-MG.

Rodrigo tem 27 anos, 1,83 de altura e 79 Kg. Sua carreira aponta passagens por Bonsucesso-RJ, Vasco, Atlético-PR, Figueirense e Santos, até chegar no São Paulo, seu clube atual. Marcação e boa jogada aérea são as principais capacidades do volante, que tem contrato vigente até agosto de 2011.

Pesa em favor do Grêmio na concorrência com Botafogo e Atlético-MG a boa proposta apesentada. Já o time de Belo Horizonte é treinado por Dorival Júnior, apreciador das qualidades do meio-campista, com quem no Santos. Já o Botafogo tem desejo antigo de contar com Souto.

"Há sim propostas pelo jogador, não posso confirmar os clubes. Mas tudo irá se definir somente depois da manifestação do São Paulo, que te prioridade na renovação de contrato do atleta", disse o empresário Marcelo Goldfarb, que cuida dos interesses de Rodrigo, ao UOL Esporte.

No entanto, dificilmente ele permanecerá no time tricolor paulista. A direção não indica interesse na manutenção do jogador, que chegou a ser utilizado improvisado como zagueiro pelo técnico Paulo César Carpegiani. Depois de brigar por posição com Casemiro, Rodrigo Souto teve uma lesão na panturrilha e ainda está em processo de recuperação.

A intenção do Grêmio não é esperar até agosto, mas buscar uma maneira de persuadir o São Paulo a liberar Souto antes do previsto. Renato Gaúcho vê no jogador uma boa alternativa para formação de meio-campo defensivo com Fábio Rochemback.

O treinamento deste sábado irá definir o time gremista que enfrenta o Internacional na primeira partida da final do Campeonato Gaúcho. O jogo ocorrerá domingo, às 16h, no estádio Beira-Rio. Com uma série de lesionados, Renato aguarda pelo departamento médico para encaminhar a equipe.