Topo

Após conversa com Federação e Ministro do Esporte, Blanc nega acusações de racismo

Das Agências Internacionais

Em Paris (França)

09/05/2011 15h57

Nesta segunda-feira, o técnico da seleção francesa, Laurent Blanc, teve que se explicar com a Federação Francesa de Futebol (FFF) e o Ministro do Esporte, Chantal Jouanno, que estão investigando a polêmica sobre o possível estabelecimento de cotas raciais nas categorias de base do país.

Apoiado pela maioria dos franceses, apenas 7% querem a demissão do treinador, Blanc negou todas as acusações de racismo e disse que qualquer comentário que tenha feito na reunião sobre jogadores com dupla nacionalidade foi tirado do “contexto”.

Depois da conversa, Blanc deixou Paris e voltou para Bordeaux para reencontrar a família. No aeroporto, o técnico da seleção afirmou aos jornalistas que não faria mais comentários antes que os resultados das investigações fossem apresentados, o que acontece nesta terça-feira.

Blanc é acusado de defender o projeto, que limitaria a 30% a participação de jogadores negros ou de origem árabe na seleção nacional, com o objetivo de diminuir o número de jogadores com dupla cidadania na equipe.

A polêmica já rendeu o afastamento de Blaquart François, diretor técnico da FFF, que foi suspenso provisoriamente, enquanto o inquérito não é encerrado.