Topo

Pelé falta a encontro de conselho da Fifa que visa deixar o futebol mais atrativo

Joseph Blatter brinca com bola ao lado de Cafu durante encontro de novo conselho criado pela Fifa - Fabrice Coffrini/AFP
Joseph Blatter brinca com bola ao lado de Cafu durante encontro de novo conselho criado pela Fifa Imagem: Fabrice Coffrini/AFP

Das agências internacionais

Em Zurique (Suíça)

10/05/2011 07h50

O conselho formado recentemente pela Fifa com a tarefa de tentar deixar o futebol mais atrativo para a Copa do Mundo de 2014 teve seu início nesta terça-feira sem contar com três dos mais importantes membros, os ex-jogadores Pelé, Bobby Charlton e Fraz Beckenbauer, que faltaram ao primeiro encontro em Zurique.

Enquanto um porta-voz da Fifa alegou que o alemão Franz Beckenbauer, presidente do conselho, sofreu um problema nas costas, as ausências de Pelé e do inglês Charlton não foram explicadas pela entidade máxima do futebol.

A entidade formou um grupo com 22 ex-jogadores de futebol para passar retorno à Fifa para mudanças após o futebol defensivo e com decisões controversas de arbitragem ocorridos na última Copa do Mundo na África do Sul.

Com três finais de Copas do Mundo disputadas em 1994, 1998 e 2002, o ex-lateral-direito brasileiro Cafu também está no grupo que ainda é formado pelo espanhol Fernando Hierro, o francês Christian Karembeu e Kalusha Bwalya, de Zâmbia.

A ideia da Fifa é que o grupo produza um relatório para a edição de 2012 do congresso anual da entidade. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, deve realizar um novo encontro do grupo na próxima terça-feira.