Topo

Técnico do Uruguai aposta na melhora do time para pegar Brasil e Argentina na Copa América

Tabárez espera ver seu time, que tem Diego Forlán como líder, ainda melhor na Copa América - Rodrigo Arangua/AFP Photo
Tabárez espera ver seu time, que tem Diego Forlán como líder, ainda melhor na Copa América Imagem: Rodrigo Arangua/AFP Photo

Das Agências Internacionais

Em Montevidéu

10/05/2011 19h42

O Uruguai já conseguiu um feito histórico na Copa do Mundo da África do Sul, voltando a disputar uma semifinal do torneio após 40 anos, mas o técnico Oscar Tabárez confia que o seu time ainda seja capaz de obter mais conquistas importantes. Nesta terça-feira, o treinador demonstrou otimismo sobre o potencial dos uruguaios para enfrentar rivais como Brasil e Argentina na Copa América de 2011.

“Nas últimas quatro chegamos às semifinais, e daí até a final não há tanta distância”, justificou Tabárez, confiante de que sua seleção possa disputar a decisão e buscar o título que não vem desde 1995. “Não é fácil, mas tampouco impossível”, afirmou o treinador. Para ele, inclusive, quase todas as seleções que disputarão a competição podem sonhar com a taça de campeão.

E para brigar pelo título Tabárez prometeu um Uruguai ainda melhor do que se viu na África, onde a seleção terminou com o quarto lugar. “Temos que valorizar o que é bom, mas sempre pensando em melhorar”, comentou o técnico, garantindo, porém, a ofensividade que tem marcado o time nos últimos anos. “Não vamos mudar nossa maneira de jogar.”

Na Argentina, onde será disputada a Copa América deste ano, Tabárez acredita que os anfitriões e a seleção brasileira começam como favoritos, e por isso são os adversários a serem batidos. “Brasil e Argentina estão um pouco acima que os outros países da região”, opinou o técnico. “O objetivo do Uruguai é ser difícil para todos”, completou ele.

Na preparação para a Copa América, que será disputada entre 1º e 24 de julho, o Uruguai terá adversários de peso. No próximo dia 29, a equipe encara a Alemanha, contra quem disputou o terceiro lugar na África. Já no dia 9 de junho, a rival será a Holanda, atual vice-campeã mundial. O time de Tabárez está no Grupo C da competição argentina, ao lado de Chile, México e Peru.