Topo

Líder local faz três gols e ofusca Maradona em amistoso na Tchetchênia

Maradona e Kadyrov foram adversários em amistoso que inaugurou estádio em Grozny - Eduard Korniyenko/Reuters
Maradona e Kadyrov foram adversários em amistoso que inaugurou estádio em Grozny Imagem: Eduard Korniyenko/Reuters

Das Agências Internacionais

Em Grozny

11/05/2011 20h43

O craque Diego Armando Maradona viu o líder local Ramzan Kadyrov roubar a cena nesta quarta-feira, em amistoso disputado na Tchetchênia. O argentino foi um dos grandes ex-jogadores convidados por Kadyrov para a partida de inauguração do novo estádio na capital Grozny. Mas quem brilhou mesmo em meio às estrelas foi o polêmico líder. Kadyrov marcou três gols e garantiu a goleada do combinado local sobre o time de astros internacionais, por 5 a 2.

No novo Estádio Akhmad Kadyrov, que leva o nome do pai de Ramzan e tem capacidade para cerca de 30 mil pessoas, o jogo começou com mais três horas de atraso, às 23h15 no horário local. O atraso, porém, não diminuiu a empolgação do líder local, que já bancou recentemente um amistoso com alguns jogadores da seleção brasileira campeã mundial em 1994. Ele foi o grande destaque da partida e ofuscou até o gol marcado por Maradona.

Além do craque argentino, também marcaram presença no amistoso o seu compatriota Roberto Ayala, o uruguaio Enzo Francescoli, o italiano Franco Baresi, o português Luís Figo e os franceses Jean Pierre Papin e Fabien Barthez, este último goleiro da França campeã mundial em 1998.

Os amistosos promovidos por Kadyrov vêm causando polêmica, já que o líder local é conhecido por não respeitar os direitos humanos em sua recente administração na Tchetchênia. Ele assumiu o comando em 2007, após o seu pai, ex-presidente da região, ser morto em um atentado, em 2004. Apesar das críticas, ele tem o apoio da Rússia por ter garantido relativa paz na região.