Topo

Peñarol vence Universidad e abre boa vantagem nas quartas da Libertadores

Do UOL Esporte

Em São Paulo

11/05/2011 21h33

O Peñarol contou mais uma vez com o apoio de sua fanática torcida na noite desta quarta-feira para conquistar uma vitória importante na Copa Libertadores. Pelo jogo de ida das quartas de final diante da Universidad Católica, o time uruguaio recebeu a equipe chilena no Estádio Centenário, em Montevidéu. Empurrado pelo bom público, o algoz do Internacional venceu por 2 a 0.

Em uma partida movimentada, mas sem grandes chances de gol, o Peñarol aproveitou as falhas do goleiro Garcés. A primeira veio aos 36 minutos do primeiro tempo, quando Urretaviscaya, grande destaque do time urugaio no jogo, iniciou a jogada pela esquerda. Mesmo marcado por dois adversários, ele gingou e encontrou espaço para o cruzamento. Garcés foi tentar encaixar, soltou a bola e Oliveira não desperdiçou, empurrando para o gol.

Mas o goleiro do time chileno ainda reservou mais uma falha para o fim da partida. Já nos acréscimos, a zaga do Peñarol chutou para a frente e Martinuccio acreditou na jogada. Mesmo tranquilo no lance, Garcés tentou mais uma vez agarrar a bola e acabou soltando. Martinuccio pouco fez para marcar, apenas deixando a bola bater no seu corpo e indo comemorar com a torcida.

Assim, o Peñarol conseguiu fazer valer a sua melhor atuação. O time da casa dominou quase todo o primeiro tempo, após um início melhor da Universidad. A equipe uruguaia poderia ter ampliado logo depois de inaugurar o marcador, mas Garcés fez uma de suas poucas boas defesas na partida, em desvio de Urretaviscaya. A Universidad teve sua única chance mais clara no segundo tempo, mas Rodriguez salvou o chute de Lucas Pratto em cima da linha.

Após eliminar surpreendentemente o atual campeão Internacional nas oitavas, em pleno Beira-Rio, o Peñarol leva boa vantagem para o Chile. Na quinta-feira da semana que vem, a equipe uruguaia vai até Santiago podendo perder até por um gol de diferença. Já a Universidad Católica tem que vencer por três ou mais gols de diferença, já que a vitória por 2 a 0 leva a decisão para os pênaltis.