Topo

Alagoas faz festa para 1º jogo de Marta em casa e leva seus parentes de ônibus

Memorial terá formato de bola e contará toda a trajetória de Marta - Divulgação
Memorial terá formato de bola e contará toda a trajetória de Marta Imagem: Divulgação

Alexandre Sinato

Em São Paulo

12/05/2011 07h02

Marta terá dias de celebridade em sua terra natal nesta semana. Alagoana, ela jogará pela primeira vez em seu estado com a seleção brasileira e ainda ganhará um memorial de R$ 400 mil em sua homenagem. Mais que isso, o governo irá emprestar um ônibus para transportar parentes e amigos da jogadora que vivem em Dois Riachos, sua cidade natal, para que eles vejam o jogo diante do Chile, no sábado.

PELÉ BRINCA: 'MARTA TEM AS PERNAS
MAIS BONITAS QUE AS MINHAS"

  • Reuters

    A homenagem feita a Marta ganhou força depois que o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) vetou a mudança do nome do estádio Rei Pelé para Rainha Marta. Em 2008, a Assembleia Legislativa aprovou a lei, mas o governador não aprovou a ideia e prometeu outra homenagem à jogadora.

    "Mudar o nome do estádio seria uma afronta ao Rei do Futebol. Fizemos uma homenagem no ginásio Rainha Marta, em Dois Riachos, e depois o governador prometeu uma homenagem maior, que seria o memorial", contou Jorge Sexto.

    Ciente da polêmica, Pelé recorreu ao bom humor quando tratou o tema no ano passado, durante visita ao estádio que leva seu nome. "Ele brincou bastante e disse que a Marta merecia o nome dela no estádio. O Pelé falou que 'as pernas delas são mais bonitas que as minhas'", completou o secretário-adjunto.

A partida acontecerá no estádio Rei Pelé, local onde será construído o memorial Rainha Marta. Toda a programação gira em torno de Marta. A CBF a liberou por duas horas na manhã de sexta-feira. Das 9h às 11h, ela participará de um café da manhã no Rei Pelé, conhecerá o projeto elaborado pelo arquiteto Raul Osório Cleto e lançará a pedra fundamental do memorial.

Mas a grande festa acontecerá mesmo no sábado. O amistoso começará às 16h e marcará a primeira exibição de Marta pela seleção em seu estado natal. “Ela pediu um ônibus no dia do jogo para trazer os amigos. Vamos buscar todos em Dois Riachos e depois levá-los, ela fez questão”, contou Jorge Sexto Lins, secretário-adjunto de esporte do governo alagoano e presidente do CSA.

Dois Riachos está a quase 200 km de Maceió e possui pouco mais de dez mil habitantes. Há dois anos, o governo inaugurou o ginásio Rainha Marta na cidade. A obra custou R$ 600 mil aos cofres públicos. Agora, o governador Teotônio Vilela Filho decidiu fazer uma homenagem em Maceió. A ideia é entregar o memorial até o final deste ano.

“As obras devem começar em cerca de um mês e queremos deixá-lo pronto ainda neste ano. Íamos fazer o memorial em Dois Riachos, mas aqui o potencial turístico é maior. Muitas pessoas já visitam o Rei Pelé e agora terão mais um atrativo”, projetou Jorge Sexto.

O local mostrará objetos pessoais e símbolos das conquistas de Marta, eleita pela Fifa a melhor do mundo nas últimas cinco temporadas. Vídeos e fotos contarão a trajetória da jogadora desde os tempos de Dois Riachos. O governo já começou a coletar diversos itens com familiares e amigos e aguarda até alguma doação de Marta.

“É o casamento simbólico do rei com a rainha. Vão ficar os dois juntos [Memorial Rainha Marta e estádio Rei Pelé]”, completou Jorge Sexto, aproveitando os apelidos que a dupla recebeu.