Topo

Algoz do Internacional, Mazembe fará período de treinamentos no Brasil

Do UOL Esporte

Em Porto Alegre*

12/05/2011 13h29

O site oficial do Mazembe, time da República do Congo que eliminou o Internacional no Mundial de Clubes de 2010, informou que o clube realizará um período de treinamentos no Brasil. Segundo o veículo, alguns amistosos serão realizados, mas ainda sem adversários definidos. Não há, também, explicação sobre em qual parte do país o "Todo Poderoso" irá permanecer.

  • AFP

    Time do goleiro Kidiaba (foto) fará período de treinos em solo brasileiro

  • Martin Mejia/AP

    Comemoração exótica virou motivo para flauta; C. Alberto imitou ao marcar gol pelo Grêmio

Moisés Katumbi, presidente do Mazembe, e o técnico Lamine Ndiaye definiram o país como local apropriado para preparação visando a próxima Liga dos Campeões da África. A ideia é permanecer três semanas no Brasil, no mês de junho, já que a competição começa em julho.

Seria uma espécia de pré-temporada, com treinamentos e jogos amistosos contra equipes nacionais. O problema para arrumar adversário seria as competições brasileiras, que estarão acontecendo.

Kidiaba, Kaluyituka, Kabangu e companhia, além de eliminar o Inter e perder para a Inter de Milão no Mundial de 2010, são considerados o melhor time do continente africano e defendem o feito do ano anterior, quando venceram a competição continental.

Logo após o Mundial, o Mazembe ganhou muitos "fãs" em Porto Alegre. Torcedores do Grêmio cogitaram, inclusive, uma camisa do time tricolor semelhante ao do clube africano. Até hoje em clássicos, os aficionados gremistas espalham faixas com o nome do time africano. Na época, dirigentes do Grêmio cogitaram convidar o alvinegro congolês para participar de um torneio amistoso na inauguração da Arena - novo estádio gremista - marcado para o fim de 2013. 

No entanto, não haverá o encontro entre o time tricolor e o Mazembe nesta visita ao país. "Não temos data para isso, nem cogitamos fazer um jogo contra eles neste momento", disse Antônio Vicente Martins ao UOL Esporte.

*Atualizado às 13h43