Topo

No reencontro com seu estado natal, Marta brilha e comanda vitória do Brasil

Marta comemora gol em Alagoas, sua terra natal, onde Brasil venceu o Chile - Ailton Cruz/AE
Marta comemora gol em Alagoas, sua terra natal, onde Brasil venceu o Chile Imagem: Ailton Cruz/AE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

14/05/2011 17h57

O Rei Pelé não estava lotado, mas o público que foi ao estádio para acompanhar o amistoso entre Brasil e Chile só tinha olhos para a conterrânea Marta. Nascida na cidade alagoana de Dois Riachos, a camisa 10 marcou um gol, acertou o travessão e desfilou inúmeros dribles na vitória brasileira por 3 a 0, em amistoso realizado neste sábado, em Maceió.

MARTA BRILHA EM VOLTA A ALAGOAS

  • Divulgação

    Marta terá dias de celebridade em sua terra natal nesta semana. Alagoana, ela jogará pela primeira vez em seu estado com a seleção brasileira e ainda ganhará um memorial de R$ 400 mil em sua homenagem. Mais que isso, o governo irá emprestar um ônibus para transportar parentes e amigos da jogadora que vivem em Dois Riachos, sua cidade natal, para que eles vejam o jogo diante do Chile, no sábado.

O clima de festa em torno de Marta teve início bem antes da partida. A jogadora, eleita cinco vezes a melhor do mundo, foi homenageada e marcou presença no lançamento do memorial que leva seu nome e será construído próximo ao estádio Rei Pelé.

Dentro de campo, Marta fez jus a toda expectativa em torno do seu futebol. Independentemente da disparidade entre as duas seleções, Marta mostrou estar em boa forma e, no seu primeiro jogo pela seleção em seu estado, deu boas arrancadas e aplicou dribles desconcertantes nas adversárias.

E foi dos pés da camisa 10 que surgiu o primeiro gol do Brasil. Aos 19min da etapa inicial, Marta cobrou escanteio, a goleira Endler não conseguiu cortar e a zagueira Aline Pellegrino apareceu no meio da zaga rival para empurrar para as redes.

Marta quase conseguiu ampliar aos 30min, em grande jogada individual, mas que acabou no travessão. Nove minutos depois, no entanto, a camisa 10 aproveitou cruzamento de Fabiana e mandou para o fundo das redes.

Na segunda etapa, o técnico Kleiton Lima começou a realizar diversas substituições para observar melhor as atletas que pretende levar para a Copa do Mundo feminina, que acontece entre os dias 26 de junho e 17 de julho, na Alemanha.

Com as diversas mudanças, o Brasil caiu um pouco de produção, mas mesmo assim continuou superior ao time adversário e, aos 44min, novamente pela direita, Thaís cruzou e Rosana, de cabeça, mandou no canto esquerdo da goleira adversária e fechou a vitória brasileira.

O próximo amistoso da seleção brasileira feminina será no dia 16 de junho, no Recife, contra a Argentina. Enquanto isso, o técnico Kleiton Lima seguirá preparando a equipe nacional para a Copa do Mundo.