Topo

Mauro Fernandes aprova jovens em amistoso do América-MG, mas pede calma

Mauro Fernandes diz que jovens ainda não estão prontos e por isso correm o risco de se "queimarem"  - Divulgação/América-MG
Mauro Fernandes diz que jovens ainda não estão prontos e por isso correm o risco de se 'queimarem' Imagem: Divulgação/América-MG

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

15/05/2011 11h14

Embora tenha aprovado a atuação de atletas oriundos das categorias de base no segundo tempo do empate com o Botafogo por 1 a 1, em amistoso nesse sábado, em Juiz de Fora, o técnico do América-MG, Mauro Fernandes, disse que os jovens ainda não estão prontos e serão preservados durante o Campeonato Brasileiro.

“Esses atletas estão sendo preparados. Agora sei que muitos oportunistas irão escrever que a base é que deve jogar. É preciso ter cuidado para não queimar os rapazes. Eles já estão comigo no profissional há cinco meses e ainda precisam de mais tempo”, observou Mauro Fernandes, em entrevista veiculada pelo site oficial do América-MG.

No segundo tempo do amistoso em Juiz de Fora, Fernandes promoveu a entrada do zagueiro Lula, do volante China e do meia Cabeb, todos com 18 anos. O trio destacou-se na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro deste ano, e ganhou oportunidade no profissional. O atacante Leo, de 21 anos, também foi aproveitado no duelo com o Botafogo e sofreu a pênalti que originou o gol de empate do América.

Apesar de cauteloso, Mauro Fernandes gostou da atuação dos jovens atletas durante o amistoso. “No segundo tempo, nós perdemos alguns gols. Mas os meninos da base entraram muito bem e incendiaram o jogo”, afirmou o treinador.

Atuando com um jogador a mais (o goleiro botafoguense Jefferson foi expulso no início do primeiro tempo), o América saiu atrás no placar aos 21min, quando Thiago Galhardo arriscou de fora da área e fez 1 a 0. O empate dos mineiros veio aos 33min da etapa final, com o meia Camilo em cobrança de pênalti.

No próximo domingo (22), o América estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Bahia, às 18h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O time mineiro não disputa a principal competição nacional desde 2001, quando foi rebaixado para a Série B.

No amistoso com o Botafogo, Mauro Fernandes utilizou três dos seis reforços contratados pelo clube para o Brasileirão. O volante Amaral e o lateral-esquerdo Thiago Carleto iniciaram a partida, enquanto o goleiro Neneca entrou no segundo tempo na vaga de Flávio.

Os outros três contratados para a disputa do Brasileiro – o zagueiro Anderson, o meia Rodriguinho e o volante Glauber – não participaram do amistoso em Juiz de Fora.