Topo

Para Pelé, Cruyff, Platini e Di Stéfano foram "muito melhores" do que Messi

Das agências internacionais

Em Santiago (Chile)

16/05/2011 12h24

Em entrevista ao jornal chileno “La Tercera”, Pelé reconheceu que Lionel Messi é o melhor jogador de futebol do mundo na atualidade. No entanto, o rei do futebol disse que o argentino não chegou ainda ao nível apresentado por jogadores como o holandês Johan Cruyff, o francês Michel Platini e o hispano-argentino Alfredo Di Stéfano.

“As pessoas gostam de comparar, mas parece que se esqueceram de Cruyff, Platini ou Di Stéfano, que foram muito melhores do que Messi”, declarou Pelé.

O ex-camisa 10 do Santos e da seleção brasileira qualificou Di Stéfano como “completo”, afirmando que ele chutava bem com as duas pernas e ainda era eficiente no jogo aéreo. Ressaltou também que no futebol atual os ciclos dos jogadores de destaque passam muito rápido, usando como exemplo os casos dos brasileiros Ronaldinho e Kaká, que foram melhores do mundo mas já foram superados por Cristiano Ronaldo e Messi.

Sobre o atual dono da 10 do Barça e da Argentina, Pelé defendeu sua condição de melhor do mundo, assegurando que Messi é o jogador em melhores condições hoje. Mas lembrou que na seleção o comportamento do atacante é outro, já que o Barcelona teria “uma equipe montada” e a Argentina não.

Perguntado sobre seu palpite sobre a final da Liga dos Campeões, na qual Barcelona e Manchester United se enfrentam no próximo dia 28, Pelé comentou que é um duelo “sem favoritos”, ainda que tenha mostrado predileção pelo futebol da equipe comandada por Pep Guardiola. “O Manchester joga forte, fiel ao estilo inglês. Mas sem dúvida o Barcelona, como equipe, é o melhor do mundo. E ainda tem Messi. Mas tudo pode acontecer”, palpitou.

Johan Cruyff, apontado como melhor jogador holandês de todos os tempos, se destacou com a camisa do Ajax e também do Barcelona, clube onde marcou 48 gols e conquistou o campeonato Espanhol de 1974. Cruyff foi campeão da Liga dos Campeões três vezes como jogador pelo Ajax  e uma como técnico pelo Barça.

Michel Platini é atualmente presidente da UEFA, e teve o auge de sua carreira jogando pela Juventus da Itália, nos anos 1980, onde foi artilheiro do Campeonato Italiano por três vezes e eleito melhor jogador da Europa. Já Alfredo Di Stéfano é considerado o melhor jogador da história do Real Madrid, onde conquistou 5 títulas da Liga dos Campeões e oito espanhóis.