Topo

Ex-árbitro faz denúncia de subornos e abre polêmica na Argentina

Das agências internacionais

Em Buenos Aires (Argentina)

17/05/2011 18h31

Classificação e Jogos

O futebol argentino deverá atravessar um período de turbulência fora dos gramados. Nesta terça-feira, o árbitro aposentado Javier Ruiz voltou a denunciar casos de suborno no futebol do país e afirmou que existem quatro ou cinco juízes corruptos em atividade no Campeonato Nacional. Ele também acusou o River Plate de dar calote nos pagamentos.

“O River está lutando contra o descenso porque os dirigentes anteriores faziam acordos com os árbitros e não cumpriam e isso os matou”, acusou Ruiz em entrevista ao Diario Libre.

Curiosamente, Ruiz também admitiu que já aceitou subornos e chegou até a citar um caso em que deixou de expulsar um jogador por dez mil pesos (cerca de R$ 4 mil).

“Há árbitros que ganham dinheiro para não expulsar jogadores e para não perturbá-los. Eu ajudei o Félix Décima [meio-campista] em San Martín de Tucumán e ainda ficaram me devendo dez mil pesos”, completou.

A Comissão de Esportes da Câmara da Argentina respondeu imediatamente às acusações. Segundo o deputado Carlos Comi, Ruiz será convocado para comprovar as declarações no local.  

"Faz tempo que não ouço alguém dizer algo tão forte. Eu acho que o âmbito da Comissão de Esportes e da Justiça são apropriados para você falar sobre este assunto”, afirmou Comi.

Esta não é a primeira vez que Javier Ruiz dispara acusações do tipo. No ano passado, ele disse que o título do Boca Juniors de 2008 foi comprado e que San Martín (em 2008) e Chacarita Juniors (2009) subiram à primeira divisão também com compra de juízes.