Topo

Cruzeiro anuncia saída de seis atletas e libera Farías, Edcarlos e André Dias

Fora dos planos de Cuca, atacante argentino Ernesto Farías (f) treinará à parte no clube celeste - Washington Alves/Vipcomm
Fora dos planos de Cuca, atacante argentino Ernesto Farías (f) treinará à parte no clube celeste Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

18/05/2011 12h39

Três dias depois de conquistar o Campeonato Mineiro, a diretoria do Cruzeiro surpreendeu e anunciou a saída de seis jogadores. Além do zagueiro Fabrício Carioca, que havia rescindido contrato nessa terça-feira, deixarão o clube mineiro o zagueiro Edcarlos, o meia Pedro Ken e os atacantes André Dias, Reis e Ernesto Farías.

O diretor de futebol do Cruzeiro, Dimas Fonseca, anunciou que acordos diferentes foram feitos com os seis jogadores. Enquanto Fabrício Carioca e Reis foram dispensados, Edcarlos e André Dias não terão os contratos renovados. Já Pedro Ken e Farías treinarão à parte até encontrarem novos clubes.

Dimas Fonseca explicou que a decisão foi motivada pela intenção de reduzir o elenco comandado por Cuca. “Tivemos uma reunião ontem (terça-feira) e a comissão técnica junto com a diretoria do Cruzeiro decidiu pela redução do número de jogadores, haja vista que vínhamos disputando duas competições, com muitas viagens e entendíamos que naquela ocasião necessitávamos de um grupo maior. Como agora temos uma única competição pela frente, o Campeonato Brasileiro, podemos trabalhar com um grupo menor”, observou o dirigente, em entrevista veiculada pelo site oficial do Cruzeiro.

O diretor de futebol informou ainda o caminho de cada um dos seis jogadores que deixarão a Toca da Raposa. Os zagueiros já não fazem parte dos planos do técnico Cuca. “Ficou definido o Fabrício Carioca, que rescindimos o contrato dele e já está acertando com outro clube (o Fluminense). O Edcarlos, optamos pela não renovação de seu contrato, que vence no final de junho”, destacou Dimas Fonseca.

Em relação a Reis, Farías e Pedro Ken, a intenção da diretoria é abrir espaço para jogadores mais novos. “O Reis, liberamos para que possa buscar outro clube também, sabemos do seu potencial e que tem condição de jogar por outra equipe no Brasil. O Farías vai treinar à parte com outro grupo. Estamos recebendo vários atletas que estavam emprestados pelo Campeonato Mineiro e que vão trabalhar à parte para podermos fazer novos empréstimo. Bem como o Pedro Ken, que é um jogador que tem vários clubes pretendendo seu empréstimo”, disse o dirigente.

 “E o André Dias, fizemos seu contrato em duas etapas. A primeira vencendo dia 11 de julho e, se houvesse interesse, faríamos uma renovação automática até 31 de dezembro. Já o comunicamos do não interesse na renovação, então ele também vai ficar treinando à parte para manter seu condicionamento até se transferir para outro clube”, complementou Dimas Fonseca.

Edcarlos e Ernesto Farías foram os que mais receberam oportunidades com o técnico Cuca. Os dois jogadores chegaram a figurar entre os titulares durante a campanha do vice-campeonato brasileiro em 2010. Quem estava há mais tempo no clube era Pedro Ken, contratado junto ao Coritiba no princípio do ano passado. Já André Dias e Reis disputaram pelo Cruzeiro sete e dois jogos, respectivamente., enquanto Fabrício Carioca fez apenas duas partidas com a camisa celeste.