Topo

Grupo do Grêmio encara reformulação para Brasileiro com naturalidade

Lúcio diz que mudanças são comuns nos grandes clubes do futebol brasileiro, não há o que temer - Neco Varella/Agência Freelancer
Lúcio diz que mudanças são comuns nos grandes clubes do futebol brasileiro, não há o que temer Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

18/05/2011 15h15

A direção do Grêmio não esconde que o elenco irá mudar nos próximos dias. A reformulação já começou, e irá seguir durante as primeiras rodadas do certame nacional. Alvos da mudança, os atletas encaram com naturalidade saídas e chegadas. O objetivo é voltar a ter uma conquista de expressão, algo que não acontece desde 2001.

No início da década passada, o time então comandado por Tite superou o Corinthians em São Paulo e levou a Copa do Brasil. Foi o último grande feito do clube. O Brasileiro não é conquistado desde 1996, antes ainda da instituição do sistema de pontos corridos. De lá para cá somente campeonatos regionais e a Série B de 2005 deram alegria aos aficionados.

"Faz muito tempo que não temos este título. O Brasileirão é difícil, temos que focar a competição e garantir reforço no elenco. Chegaremos forte, ainda mais se o grupo evoluir e corrigir o que está errado", comentou Lúcio.

Com elenco tem 38 jogadores, a ideia é chegar a 30. Pensando na contratação de cerca de quatro atletas, mais de 10 devem ser negociados. Os cartolas descartam rescindir vínculos, mas procuram clubes interessados naqueles não estão sendo aproveitados no Olímpico.

"É natural a mudança no elenco. Se acontecer de jogadores saírem, outros chegarem, não é novidade. Tem aqueles que se identificam mais com o clube, outros menos, é assim. Quem não é aproveitado aqui pode ser em outro lugar", explicou o lateral-esquerdo que atua improvisado como meia.

Miralles e Paredes, ambos do Colo-Colo, são os primeiros objetivos. Há uma reunião marcada para apresentar a proposta gremista aos jogadores. O valore envolvidos no "pacote" é 3 milhões de dólares. O time tricolor estreia no Brasileiro domingo, às 16h, contra o Corinthians, no Olímpico.