Topo

Melhor ataque funciona, Porto bate 'brasileiro' Braga e fatura a Liga Europa

Brasileiro Hulk (12) abraça o zagueiro Cristian na comemoração do título - AFP PHOTO/ CARL DE SOUZA
Brasileiro Hulk (12) abraça o zagueiro Cristian na comemoração do título Imagem: AFP PHOTO/ CARL DE SOUZA

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/05/2011 17h37

O artilheiro Falcao e o poderio ofensivo do Porto na temporada continuaram decisivos. Com gol do colombiano, o 17º na Liga Europa, o time de Helton e Hulk superou o ‘brasileiro’ Braga por 1 a 0, neste quarta-feira, em Dublin (Irlanda), e assegurou o título do torneio continental.

Essa é a segunda vez que o Porto conquista o torneio --sua primeira taça foi obtida na competição 2002/2003, quando ainda era chamada de Copa da Uefa. Aliás, o resultado em gramado irlandês retrata uma equipe com desempenho irretocável. O elenco treinado por André Villas-Boas possui números impressionantes na atual temporada.

Faturou o Campeonato Português de forma invicta. Foram incríveis 27 vitórias e três empates. No torneio continental, o Porto disputou 15 partidas, sendo 12 triunfos e apenas duas derrotas. Para completar, quebrou recordes. Seu ataque balançou a rede 37 vezes, algo jamais feito por outro clube em torneios europeus.

Boa parte desses tentos teve a participação do colombiano Falcao, que foi disparado o artilheiro (17 gols). Aliás, é o principal goleador da história da competição em uma única edição. Não bastasse isso, a temporada pode ser encerrada com a terceira conquista em um curto espaço de tempo. No próximo domingo, pega o Vitória de Guimarães na final da Taça de Portugal.

Depois do título, o atacante Hulk passou a sonhar também com a seleção: “Preciso continuar trabalhando e mantendo a regularidade. Se eu estiver na lista, vou ficar muito feliz”, declarou o jogador “Sabíamos que o jogo seria difícil. O Braga veio fechado e marcou bem. Conseguimos um gol no primeiro tempo e voltamos mais tranquilos para a etapa final”, completou.

Para o Braga, resta o fato de ter feito muitas ‘vítimas’. Inicialmente, disputou a fase de grupos da Liga dos Campeões, quando chegou a derrotar o Arsenal. Acabou sendo ‘rebaixado’ à Liga Europa, mas eliminou, por exemplo, Liverpool, Dynamo Kiev e Benfica.

O duelo na Irlanda colocou frente a frente equipes repletas de brasileiros. Dos 22 jogadores que iniciaram o duelo português, nada menos que nove atletas nasceram no Brasil -- Helton, Fernando e Hulk (Porto), Artur, Paulão, Vandinho, Alan, Paulo César e Lima (Braga).

Esperava-se um Porto bem ofensivo. Antes do confronto, os comandados de Villa-Boas tinham a melhor média de finalizações (sete por partida, o dobro do Braga). Aos 6min, Hulk quase fez um belo gol. Aos poucos, porém, o Braga conseguia neutralizar as principais peças do adversário ao promover uma incrível retranca. A postura estava dando certo.

No entanto, o colombiano Falcao mostrou ser faro de artilheiro. Aos 44min, o atacante cabeceou com perfeição e marcou seu 17º tento na Liga Europa. O Braga precisa mudar de atitude no segundo tempo. Fez isso. Mostrou muita disposição, mas criou poucas oportunidades claras. O Porto, por outro lado, se mostrou seguro na zaga e teve tranquilidade para selar seu título europeu.