Laurent Blanc esqueceu polêmica de cotas e convocou grupo francês heterogêneo
Três campeãs mundiais entram em campo nesta sexta-feira pelas eliminatórias da Euro-2012 para confirmarem a supremacia nos seus grupos. Folgadas na ponta da tabela, França, Alemanha e Itália encaram Belarus, Áustria e Estônia, respectivamente, com a missão de encaminhar a classificação para o torneio.
Líderes do grupo D com 12 pontos, os franceses tentam devolver fora de casa a derrota sofrida em Paris (1 a 0) na estreia das eliminatórias. Após ter seu nome envolvido na polêmica sobre adesão de cotas raciais para negros e jogadores de origem árabe, o técnico Laurent Blanc esqueceu o assunto e convocou um heterogêneo grupo de 26 atletas. Os bielo-russos estão em segundo lugar na chave, com oito pontos.
Enquanto isso, os alemães tentam dar continuidade à campanha irrepreensível no grupo A até aqui– venceu seus cinco jogos, marcou 16 gols e sofreu apenas um. O técnico Joachim Löw aposta suas fichas no atacante Miroslav Klose e no meia Bastian Schweinsteiger para bater os austríacos, em quarto na tabela com sete pontos.
Já os italianos recebem a Estônia em Modena para ampliar ainda mais a folga na ponta do grupo C - são cinco pontos de vantagem para a Eslovênia, segunda colocada, e com um jogo a menos. No primeiro turno, vitória dos italianos por 2 a 1.
Além da presença das três gigantes, outros jogos prometem emoção. Bélgica (segunda do grupo A, com dez pontos) recebe a Turquia (terceira, com nove e um jogo a menos) em Bruxelas. No Grupo C, a Sérvia torce contra os eslovenos e precisa de uma vitória sobre as fracas Ilhas Faroe para assumir a segunda posição na chave. Pelo grupo H, Portugal e Noruega fazem confronto direto pela liderança, enquanto a Inglaterra pega a Suíça em casa para segurar a ponta do grupo G.
Finalistas da última Copa, Holanda e Espanha folgam na rodada. As seleções lideram com folga os grupos E e I, respectivamente.