Topo

Em busca de contratações, Palmeiras começa a lidar com sondagens a destaques do time

Palmeirenses Luan, Thiago Heleno e Patrik já receberam propostas de outros clubes - Arte UOL
Palmeirenses Luan, Thiago Heleno e Patrik já receberam propostas de outros clubes Imagem: Arte UOL

Paula Almeida

Em São Paulo

02/06/2011 07h01

Como se não bastasse a dificuldade em trazer reforços, a nova diretoria palmeirense começa a lidar com as sondagens e propostas oficiais a alguns dos principais jogadores do clube. A oferta da vez veio da Itália, da Udinese, para o jovem atacante Vinícius, aposta do time para os próximos anos, e pelo menos por enquanto, o clube alviverde tem contado com o desejo de permanência dos próprios atletas para mantê-los no elenco.

Foi assim com o centroavante, que afirmou publicamente que não se vê com experiência nem reconhecimento suficientes para partir para a Europa aos 17 anos.

Antes dele, outro novato, esse com muito crédito com o técnico Luiz Felipe Scolari, já havia sido alvo de agremiações nacionais e estrangeiras. Patrik ganhou a titularidade justamente após recusar uma proposta do Vitória. A confiança do treinador e a maior desenvoltura em campo ajudaram, e clubes europeus também passaram a procurá-lo, conforme apurou a reportagem do UOL Esporte. Os problemas musculares que interromperam a sequência de Patrik entre os titulares frearam a chuva de sondagens, mas o estafe do garoto de 20 anos já prevê novas procuras.

Outros dois ‘protegidos’ de Felipão também vêm sendo observados. Um deles é Thiago Heleno. O próprio treinador comentou que clubes de pelo menos dois países procuraram o jogador, extraoficialmente, embora o Palmeiras se diga tranquilo quanto à permanência de zagueiro.

Já a situação de Luan é a mais delicada. O empréstimo do atacante, que pertence ao Toulouse-FRA, se encerra no próximo dia 31 de julho, e além de o clube francês já ter avisado que agora só o liberará mediante compra dos direitos federativos, outras equipes europeias de menor expressão começam a entrar na jogada.

“O Palmeiras tem a opção de compra, mas está em tratativa para renovar o empréstimo. O Toulouse não quer emprestar, e neste momento a situação está difícil pro Palmeiras”, explicou ao UOL Esporte o procurador de Luan, Magrão, que por sinal já foi atacante do time paulista. “Há também especulação de outros times, mas nada oficial”.

Apesar de ser alvo frequente de críticas da torcida, Luan é um dos jogadores mais importantes no esquema tático de Felipão. Ciente da confiança do treinador, o atacante está disposto a enfrentar a oposição vinda das arquibancadas e ficar no Palmeiras, mas admite que sua permanência será complicada.

“Fico triste por não ser reconhecido, mas isso não vai mudar nada, eu quero ficar no Palmeiras. O apoio dele [Felipão] me dá confiança para fazer jogadas, ajudar na marcação e concluir a gol”, comentou o camisa 21. “[A permanência no Palmeiras] depende de valores entre os times. A gente fica na torcida, mas se não der certo, vou voltar para a França e continuar meu trabalho. Eles têm uma estrutura muito boa e a cidade é ótima”.