Topo

Técnico da Holanda diz conhecer fama de Neymar: "segundo Messi"

Bert van Marwijk comanda treino ao lado de Robben antes de amistoso contra o Brasil  - AP Photo/Eraldo Peres
Bert van Marwijk comanda treino ao lado de Robben antes de amistoso contra o Brasil Imagem: AP Photo/Eraldo Peres

Bruno Freitas

Em Goiânia

03/06/2011 20h00

Na vitória da Holanda sobre o Brasil na Copa de 2010, Neymar ainda não estava em campo, pois acabou preterido na lista de Dunga para a África do Sul. Quase um ano depois, o santista desponta como o melhor jogador do país, principal arma do amistoso re revanche entre as duas seleções neste sábado. Tanto que sua reputação já chegou ao lado adversário.

Nesta sexta-feira, o técnico holandês Bert van Marwijk afirmou que nunca viu uma partida ao vivo de Neymar, mas que já teve oportunidade de ver alguns vídeos do atacante de 19 anos. O treinador vice-campeão do mundo elogiou o seu adversário de Goiânia.

“Nunca vi este jogador ao vivo, em uma partida. Mas já vi alguma coisa dele em vídeo. A gente ouve falar de um segundo Messi. Realmente parece que ele tem tudo para ser um bom jogador”, declarou Van Marwijk em entrevista coletiva no estádio Serra Dourada, palco do jogo de sábado.

Sobre o reencontro com os brasileiros, quase um ano após a vitória por 2 a 1 nas quartas de final da Copa, o treinador holandês fez questão de tirar da partida a conotação de revanche.

“A rivalidade não existe. O que existe é uma rivalidade entre Brasil e Argentina, entre Holanda e Alemanha”, rebateu.

“A verdade é que tivemos sorte. Poderíamos ter um placar de 3 a 0 no primeiro tempo daquele jogo. Mas depois conseguimos um segundo tempo fantástico”, emendou Van Marwijk.

No jogo da África do Sul em 2010, o Brasil fez um primeiro tempo quase impecável e dominou o adversário. O time de Dunga abriu o placar com Robinho e teve outras oportunidades para esticar a vantagem.

No entanto, a Holanda voltou melhor do intervalo, viu o adversário se descontrolar em campo, em mudança simbolizada pela expulsão de Felipe Melo. A equipe laranja acabou virando o placar com dois gols de Wesley Sneijder. No primeiro deles, contando com uma falha de Melo e do goleiro Julio Cesar.