Topo

Corintianos perdem espaço com Mano, veem rivais à frente e fazem lobby por Ralf

Jucilei e Elias foram os únicos que defenderam a seleção de Mano ainda ligados ao Corinthians - Fernando Santos/Folha Imagem
Jucilei e Elias foram os únicos que defenderam a seleção de Mano ainda ligados ao Corinthians Imagem: Fernando Santos/Folha Imagem

Luiza Oliveira

Em São Paulo

09/06/2011 07h00

Mano Menezes viveu bons momentos no Corinthians e faz questão de ressaltar seu carinho pelo clube. Mas não deixa a paixão falar mais alto que a razão. Prova disso é que os jogadores alvinegros perderam espaço com o ex-chefe a cada convocação e já fazem até campanha para serem lembrados pelo técnico da seleção brasileira.

O clube já foi preterido até pelos rivais. Na última terça-feira, Mano divulgou a lista dos atletas que disputarão a Copa América, em julho, na Argentina. Três jogadores do Santos (Elano, Ganso e Neymar) e um do São Paulo (Lucas) foram chamados. Já os corintianos assistirão apenas pela televisão.

Mas nem sempre foi assim. Quando deixou o clube para assumir o selecionado nacional após a Copa do Mundo, o treinador olhava com carinho para os ex-pupilos. Eles estiveram presentes nas três primeiras convocações chegando a ser maioria em algumas ocasiões. Jucilei esteve entre os atletas que venceram os Estados Unidos por 2 a 0, na estreia do treinador, em Nova Jersey.

CORINTHIANS E RIVAIS NA ERA MANO

BRASIL X EUA

Jucilei (Corinthians)
Hernanes (São Paulo)
Ganso, Robinho, André, Neymar (Santos)
BRASIL x IRÃ e BRASIL x UCRÂNIA

Elias (Corinthians)
BRASIL x ARGENTINA

Jucilei e Elias (Corinthians)
Neymar (Santos)
BRASIL x ESCÓCIA

Lucas (São Paulo)
Elano e Neymar (Santos)
BRASIL x HOLANDA e BRASIL x ROMÊNIA

Lucas (São Paulo)
Elano e Neymar (Santos)
COPA AMÉRICA

Lucas (São Paulo)
Elano, Ganso e Neymar (Santos)

Nos amistosos contra Irã e Ucrânia, o volante Elias teve sua chance. Já no clássico contra a Argentina, ele se juntou ao colega de posição Jucilei como os representantes do Parque São Jorge.

Vale lembrar que nenhum deles defende mais o Corinthians e tampouco voltaram a figurar nas listas de convocação. Jucilei se transferiu para Anzhi Makhachkala, da Rússia, e Elias para o espanhol Atlético de Madri no fim do ano passado.

Para serem lembrados novamente, os jogadores fazem até campanha para o treinador que conquistou a Série B, Copa do Brasil e o Campeonato Paulista no clube.  Para eles, Ralf é o merecedor de uma chance. Mas eles aproveitam para fazer lobby caso sobrem outras vagas no time.

“Vamos fazer campanha para levar alguém daqui, tem grandes jogadores com objetivo de chegar à seleção. O Willian merecia, o Ralf está muito bem. E se sobrar uma vaguinha na zaga, estamos aí”, brincou o zagueiro Leandro Castan.

O atacante Willian confia em Ralf para vestir a camisa verde-amarela. “O Ralf vive um grande momento, desde o ano passado ele está em uma crescente muito boa. Em pouco tempo vai servir a seleção porque está merecendo há muito tempo”, afirmou.