Topo

ONG acusa Beckenbauer de se calar em escândalos de corrupção da Fifa

Beckenbauer ficou alinhado com Blatter mesmo após denúncias de corrupção - Arnd Wiegmann/Reuters
Beckenbauer ficou alinhado com Blatter mesmo após denúncias de corrupção Imagem: Arnd Wiegmann/Reuters

Das Agências Internacionais

Em Berlim (ALE)

13/06/2011 10h57

A organização não-governamental Transparência Internacional acusa o ex-jogador e hoje membro do comitê executivo da Fifa Franz Beckenbauer de ter se calado nos recentes casos de corrupção e suborno que assolaram a entidade nos últimos meses.

 “Ele nunca abriu a boca em quatro anos, portanto é co-responsável pela situação. Quem está há tanto tempo em um comitê executivo no meio desses casos não pode dizer que Blatter (Joseph, presidente da Fifa) é culpado e que não tem nada com isso”, disparou a presidente da entidade, Silvia Schenk.

Apesar de criticar as escolhas de Rússia e Catar como sedes das Copas de 2018 e 2022, o Kaiser sempre se mostrou fiel a Blatter e recentemente afirmou que o presidente da Fifa faz um grande trabalho na entidade.

Para Silvia, a conivência e omissão de Beckenbauer o desqualificam como membro de qualquer comissão que trate sobre corrupção. Essa comissão foi proposta pelo sucessor do Kaiser no comitê executivo da Fifa e presidente da federação alemã, Theo Zwanziger.

A ideia era que além de Beckenbauer, integrassem a comissão os presidentes da Bundesliga, Reinhard Rauball, do Bayern de Munique, Karl-Heinz Rummenigge, e da Adidas, Herbet Hainer.