Topo

Advogado pede habeas corpus e diz que Edmundo 'está tranquilo'

Edmundo foi preso na madrugada desta quinta-feira em um flat em São Paulo - João Britto/UOL
Edmundo foi preso na madrugada desta quinta-feira em um flat em São Paulo Imagem: João Britto/UOL

Marlos Bittencourt e Roberto Pereira de Souza

No Rio de Janeiro

16/06/2011 11h41

O advogado Arthur Lavigne entrou no início da tarde desta quinta-feira com pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça  do Rio de Janeiro, pedindo a liberdade do jogador Edmundo, preso em São Paulo na madrugada. Policiais  cariocas devem chegar a São Paulo nas próximas horas para  buscar  o ex-jogador.

O argumento básico do pedido de habeas corpus é quanto à prescrição do crime de homicídio culposo pela morte de três pessoas, cuja sentença foi expedida em março de 1999. O prazo de prescrição é de 12 anos. O juiz que decretou a prisão de Edmundo entende que o prazo só vence em outubro. O julgamento do habeas corpus ainda não tem data marcada,  mas pode acontecer nas próximas horas.

“O juiz que mandou prendê-lo (Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo) está errado. Para ele o crime só prescreverá em 12 anos, completado em outubro. No meu entendimento já prescreveu. Mas a Justiça decidirá este assunto”, disse o advogado ao UOL Esporte.

Após a prisão de Edmundo, Arthur Lavigne teve contato telefônico com o ex-jogador. De acordo com o advogado, o seu cliente está bem tranquilo e confiante na Justiça. Comentarista de TV Bandeirantes, Edmundo disse a Lavigne que, apesar de estar numa cela de 2,5m x 2,5m, sente-se bem e não está abalado com a prisão.

“Conversamos e ele demonstrou muita tranquilidade. Temos um advogado com ele em São Paulo, que está acompanhando o caso. Nossa intenção é tentar resolver este problema o mais rapidamente possível”, disse Arthur Lavigne.

A Divisão de Capturas da Polícia Interestadual (Polinter), do Rio de Janeiro, deslocou para São Paulo dois agentes na manhã desta quinta-feira. Eles farão a escolta do ex-jogador até à capital carioca. Dois policiais deixaram a sede da polícia às 9h e deverão chegar à delegacia onde Edmundo está preso às 15h.

Comentarista esportivo, Edmundo foi preso por agentes da 3ª Delegacia Seccional Oeste, da Polícia Civil de São Paulo, e conduzido ao 14º Distrito Policial de Pinheiros. O ex-jogador passou a noite numa pequena, com apenas uma fossa de louça, vaso sanitário e uma cama de concreto sem colchão.

Uma denúncia anônima levou a Polícia a um flat na capital paulista onde Edmundo costuma ficar quando está em São Paulo trabalhando. O ex-jogador era considerado foragido pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, que realizou buscas em quatro endereços (um em São Conrado, na Zona Sul, e três na Barra da Tijuca, na Zona Oeste) supostamente do jogador.

O ex-atleta foi condenado a quatro anos e meio de prisão em 1999, em regime semi-aberto, mas respondia em liberdade. O acidente de carro, ocorrido em 1995, resultou nas mortes de Joana Martins Couto, Carlos Frederico Britis Tinoco e Alessandra Cristini Pericier Perrota. Ficaram feridas Roberta Rodrigues de Barros Campos, Débora Ferreira da Silva e Natascha Marinho Ketzer.

PRISÃO DE EDMUNDO DIVIDE PAULISTANOS

AS POLÊMICAS DO ANIMAL

1993
Após se destacar no Vasco, Edmundo é negociado com o Palmeiras. Na época, Eurico Miranda criticou seu temperamento e disse: "Nos livramos de um problema".
1995
Durante sua passagem apagada pelo Flamengo, um de seus momentos mais marcantes foi a troca de tapas com Zandoná, do Vélez Sarsfield, na Supercopa Libertadores daquele ano.
1995
Naquele mesmo ano, Edmundo se envolveria em seu maior problema extra-campo: um grave acidente que causou a morte de três pessoas no Rio. Anos depois, ele chegou a passar a noite na cadeia por ter sido condenado por homicídio culposo.
1999
Durante uma festa de aniversário do seu filho, Edmundo foi acusado de dar bebidas alcoólicas para animais de circo. Alvo de ataques de conservacionistas, o jogador disse que foi só guaraná.
2011
Filho de Edmundo com Cristina Mortagua, Alexandre foi parar na delegacia acusando a mãe de agressão. Foi o mesmo Alexandre que causou polêmica ao posar em um ensaio sensual ao lado da mãe.