Topo

Felipe, do Vasco, lamenta prisão de Edmundo e reza para ver ex-companheiro livre

Após a conquista da Copa do Brasil, Edmundo vinha se reaproximando do Vasco - Site oficial do Vasco
Após a conquista da Copa do Brasil, Edmundo vinha se reaproximando do Vasco Imagem: Site oficial do Vasco

Pedro Ivo Almeida

No Rio de Janeiro

16/06/2011 16h27

O clima em São Januário tem sido o melhor possível nos últimos dias, principalmente em função do título inédito da Copa do Brasil e do retorno de Juninho Pernambucano, um dois principais ídolos da recente história vascaína. Entretanto, o episódio da prisão de Edmundo, que vinha se reaproximando dos vascaínos após a conquista da última semana, mudou um pouco o ambiente de alguns jogadores no clube, principalmente aqueles que tiveram a oportunidade de atuar ao lado do "Animal".

Símbolo do atual elenco e ex-companheiro de Edmundo, o meia Felipe mostrou bem toda sua tristeza com o acontecido, lamentou a prisão do amigo e garantiu que todos no Vasco estão torcendo pela liberdade do ídolo cruzmaltino. O clube, inclusive, vinha estudando a possibilidade de armar um amistoso de despedida para o ex-jogador.

"Estamos muito triste mesmo por tudo que está acontecendo. É um ídolo do nosso clube, ex-companheiro e estava aqui conosco no último fim de semana, na festa pela apresentação do Juninho, onde até se emocionou bastante. Ele até era explosivo dentro de campo, mas fora dele é uma pessoa de um coração enorme. Estamos na torcida pela sua liberdade, rezando muito e esperamos que ele resolva este problema logo e dê continuidade a sua vida normalmente", ressaltou Felipe, demonstrando bem o sentimento de muitos torcedores vascaínos.

Também de olho na soltura do ex-jogador, o advogado de Edmundo, Arthur Lavigne, entrou, no início da tarde desta quinta-feira, com pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça  do Rio de Janeiro, pedindo a liberdade de seu cliente.

A Divisão de Capturas da Polícia Interestadual (Polinter), do Rio de Janeiro, deslocou para São Paulo dois agentes na manhã desta quinta-feira. Eles farão a escolta do ex-jogador até à capital carioca. Dois policiais deixaram a sede da polícia às 9h e deverão chegar à delegacia onde Edmundo está preso às 15h.

Comentarista esportivo, Edmundo foi preso por agentes da 3ª Delegacia Seccional Oeste, da Polícia Civil de São Paulo, e conduzido ao 14º Distrito Policial de Pinheiros. O ex-jogador passou a noite numa pequena, com apenas uma fossa de louça, vaso sanitário e uma cama de concreto sem colchão.

Uma denúncia anônima levou a Polícia a um flat na capital paulista onde Edmundo costuma ficar quando está em São Paulo trabalhando. O ex-jogador era considerado foragido pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, que realizou buscas em quatro endereços (um em São Conrado, na Zona Sul, e três na Barra da Tijuca, na Zona Oeste) supostamente do jogador.

O ex-atleta foi condenado a quatro anos e meio de prisão em 1999, em regime semi-aberto, mas respondia em liberdade. O acidente de carro, ocorrido em 1995, resultou nas mortes de Joana Martins Couto, Carlos Frederico Britis Tinoco e Alessandra Cristini Pericier Perrota. Ficaram feridas Roberta Rodrigues de Barros Campos, Débora Ferreira da Silva e Natascha Marinho Ketzer.

AS POLÊMICAS DO ANIMAL

1993
Após se destacar no Vasco, Edmundo é negociado com o Palmeiras. Na época, Eurico Miranda criticou seu temperamento e disse: "Nos livramos de um problema".
1995
Durante sua passagem apagada pelo Flamengo, um de seus momentos mais marcantes foi a troca de tapas com Zandoná, do Vélez Sarsfield, na Supercopa Libertadores daquele ano.
1995
Naquele mesmo ano, Edmundo se envolveria em seu maior problema extra-campo: um grave acidente que causou a morte de três pessoas no Rio. Anos depois, ele chegou a passar a noite na cadeia por ter sido condenado por homicídio culposo.
1999
Durante uma festa de aniversário do seu filho, Edmundo foi acusado de dar bebidas alcoólicas para animais de circo. Alvo de ataques de conservacionistas, o jogador disse que foi só guaraná.
2011
Filho de Edmundo com Cristina Mortagua, Alexandre foi parar na delegacia acusando a mãe de agressão. Foi o mesmo Alexandre que causou polêmica ao posar em um ensaio sensual ao lado da mãe.