Topo

Grafite deixa Wolfsburg e acerta com clube dos Emirados Árabes

Grafite acertou transferência para o Al Ahli após defender o Wolfsburg por quatro temporadas - Marcus Brandt/AFP
Grafite acertou transferência para o Al Ahli após defender o Wolfsburg por quatro temporadas Imagem: Marcus Brandt/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/06/2011 15h10

Grafite acertou neste sábado sua transferência para o Al Ahli, dos Emirados Árabes. O atacante brasileiro estava no Wolfsburg e já havia indicado que deixaria o clube alemão.

“Meus agradecimentos especiais vão para o Wolfsburg, que foi um dos clubes mais importantes da minha carreira. Aqui, eu comemorei o meu maior sucesso ao ganhar o prêmio de Jogador do Ano na Alemanha e ser campeão alemão e artilheiro da Bundesliga”, afirmou o jogador, em comunicado oficial.

O atacante, de 32 anos, estava no Wolfsburg há quatro temporadas. Neste período, Grafite disputou 107 partidas pelo clube no Campeonato Alemão, com 59 gols marcados.

“Meu gol em 2009 contra o Bayern de Munique, os jogos da Liga dos Campeões, a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul e muito mais o que eu experimentei durante meu tempo aqui foram demais e vão ficar comigo para sempre. Sempre me senti bem na Alemanha, aprendi muito, cresci bastante, e ganhei muito respeito pela minha paixão e meu trabalho”, completou o jogador.

Nos últimos dias, a imprensa alemã já especulava a saída do brasileiro do Wolfsburg. O Al Ahli teria oferecido três milhões de euros ao clube alemão para contratar o atacante.

Grafite teve importância fundamental para o Wolfsburg conquistar um inédito título alemão em 2008/09. Na mesma temporada, ele foi o artilheiro do torneio com 28 gols. Em 2010/11, o brasileiro foi às redes apenas nove vezes, mas ajudou a equipe a escapar do rebaixamento para a segunda divisão.

Com passagens por São Paulo, Grêmio e Santa Cruz, entre outros clubes, Grafite fez parte do elenco da seleção brasileira na Copa do Mundo-2010.