Topo

Cabeleireiro que faz a cabeça dos atleticanos critica visual de Neymar

Renan Ribeiro combina com o cabeleireiro Célio Faria mudança "radical" em seu estilo - Guyanne Araújo/UOL Esporte
Renan Ribeiro combina com o cabeleireiro Célio Faria mudança 'radical' em seu estilo Imagem: Guyanne Araújo/UOL Esporte

Guyanne Araújo

Em Belo Horizonte

20/06/2011 07h01

Depois de cortar seu cabelo na semana passada, o goleiro Renan Ribeiro, titular absoluto do Atlético-MG, combinou uma mudança mais radical em seu visual, que está sendo estudada pelo cabeleireiro Célio Faria, um dos mais procurados da capital mineira. O profissional, que acaba de inaugurar nova unidade do instituto que leva o seu nome no bairro de Lourdes, um dos endereços mais sofisticados da cidade, tem atendido cada vez mais a jogadores de futebol, e não hesitou em criticar o visual do astro Neymar. “É um sucesso, mas mudaria aquilo”, ressaltou.

ESPECIALISTA CORNETA ESTILO MOICANO DE NEYMAR: "MUITO CERTINHO PARA MIM"

  • Wesley Santos/Folhapress

    O cabeleireiro Célio Faria não aprova o visual do santista Neymar, que considera um pouco forçado. "Não deixaria aquela coisa, aquele espetado muito forçado. É muito certinho para o meu gosto, muito penteadinho. Sem contar que aquele cabelo deve dar um trabalho danado para pentear. Tem que ser bacana, irreverente , mas despojado, mais natural", comentou. "Não dá para jogar bola e cabecear. Mas, bacana, virou a referência dele. Entretanto, acho que não existe um padrão de moda de cabelo de jogador, acho que eles têm que ter o estilo da personalidade deles", acrescentou.

Renan Ribeiro, que considerou “excelente” o corte feito por Célio Faria, esconde o jogo quando se trata de seu futuro visual. “Não vou pintar não, isso não. Mas o corte vai ser mais radical. Vai marcar muito mais. Coisa nova virá por ai”, revelou Renan Ribeiro. Ele apenas se limita a contar que Célio Faria lhe disse para deixar o cabelo crescer um pouco mais. “Conforme vai crescendo a gente vai mudando e claro que eu falei com ele que eu queria criar um estilo somente para mim”, disse o goleiro atleticano, valorizando a exclusividade.

Célio Faria contou que elaborou um plano para o jovem arqueiro. Segundo o cabeleireiro, a tarefa tem de ser desenvolvida em conjunto. “Não sou o profissional que vou cuidar da sua imagem, não. Ele também é responsável pela imagem. Ele também  vai fazer parte dessa mudança. Preciso ouvi-lo e saber do feedback dele. Nós vamos trabalhar a imagem dele”, explicou o especialista, que atende, entre outros atleticanos, a Mancini e o recém-contratado atacante Marquinhos Cambalhota.

Detalhista, Célio Faria, que revela ser atleticano, evidencia que não se trata apenas de um corte de cabelo. Ele revela que chega a acompanhar jogos para avaliar o cabelo do cliente em seu trabalho, convicto de que não adianta ver o resultado apenas no salão. “De repente eu digo, no Renan ficou show, ficou bacana, ou tem uma coisa que eu não gostei, nesse momento, nisso aqui, o cabelo não ficou legal, o que aconteceu?”, indagou.

“Ele está na fama, no auge da carreira dele, está fazendo um trabalho sensacional no Atlético. Eu sou atleticano, é uma pessoa bacana, simples. Mas o não vejo como jogador, mas como uma pessoa, vou conhecendo um pouco mais, a gente vai vendo um perfil da pessoa”, analisou Célio Faria. “A imagem do jogador dita moda, uma referência, um ícone. Mas, ao mesmo tempo, tenho que trabalhar a pessoa, a personalidade, o que ele quer. Tento associar”, acrescentou.

  • Guyanne Araújo/UOL Esporte

    Renan Ribeiro promete uma mudança radical no visual: ?Vai marcar muito mais. Coisa nova por ai"

Renan Ribeiro vai se casar daqui a três meses. Enquanto ele cortava o cabelo e combinava sua próxima mudança no visual, a noiva Rayane Martins, acertava os detalhes para o grande dia do casal. “Pretendo fazer o dia da noiva aqui. Vim com ele para tirar dúvidas, ver detalhes e já começar a planejar”, explicou, entusiasmada.

Vanessa, mulher do meia-atacante Mancini, já realizou o seu ‘dia de noiva’ com Célio Faria, que cuidou também do cabelo do noivo. Mancini, Renan Ribeiro e o ‘rival’ Fábio, goleiro do Cruzeiro, estiveram presentes na recente inauguração da unidade Lourdes do Instituto. O jogador celeste, no entanto, ainda não figura na relação de clientes, embora possa ser considerado um ‘amigo da casa’.

Em relação a Mancini, o cabeleireiro acredita que seja o momento de uma mudança mais radical no visual. “Tem que dar uma ligada para ele para dar uma mexida no cabelo dele, no visual dele”, revelou. “Eu gosto demais dele, uma pessoa super fantástica e acho que o visual dele a imagem dele, tem algumas coisas que tem que ser trabalhada”, completou.

No melhor estilo propaganda boca a boca, Marquinhos Cambalhota, que recentemente do Japão, já fez intervenções no instituto, cuja primeira sede se localiza no tradicional Bairro Floresta. “O Cambalhota veio conhecer o salão, até por comentários dos meninos. Ele cortou, vez progressiva, acertou a cor”, revelou o especialista.

VEJA O ENCONTRO ENTRE OS BARBEIROS DE PELÉ E NEYMAR PROMOVIDO PELO UOL

Célio Faria explica que no Japão as pessoas pintam o cabelo pelas estações do ano. “Porque como ele estava no Japão, diz ele que lá usa muito disso. Uma cor mais quente no inverno, uma cor para cada estação de lá. Aqui ele colocou uma cor mais natural. Lá no Japão eles usam muita cor”, salientou.

O cabeleireiro comemora a procura de seu instituto por atletas de futebol. “Jogadores são muito unidos, tem os treinos, aquela coisa toda, sempre um toca, conta que fiz isso, fiz aquilo, fui em tal lugar. Sempre dá uma orientação e dicas”, observou.

Referência

Em função da exposição que os jogadores têm, Célio Faria não tem dúvida que eles se tornam referência para outros homens. “O homem é diferente da mulher, nesse sentido, porque o homem dificilmente tem admiração por outro, mas por um jogador de futebol ele já tem, já tem essa intimidade de apreciar o visual de um corte masculino”, raciocinou.

Ele diz isso baseado em sua experiência pessoal, já que atendeu muitos homens, que lhe pedem a realização de um corte semelhante ao de determinado jogador. “Tanto é que nos jogos da Europa, na Copa do Mundo, o que se lança de cortes na copa do mundo é uma coisa absurda. Então, o jogador de futebol é responsável para a moda de cabelo na linha masculina”, acrescentou.

CABELEIREIRO DE PERSONALIDADES DO FUTEBOL E DO MUNDO ARTÍSTICO

  • Site do Instituto Célio Faria/Divulgação

    Renan Ribeiro, Célio Faria, Monique Alfradique, Fábio e Mancini durante evento em Belo Horizonte, que marcou a inauguração da unidade Lourdes do 'Instituto Célio Faria'

Para Célio Faria, no caso do corte de cabelo de um jogador, o tipo a ser adotado tem de ser muito bem pensado. “É preciso imaginar que ali, correndo 45 minutos, como o cabelo vai estar. É lógico que não vai manter o mesmo penteado, mas ele tem um caimento bacana”, analisou. Para ele o corte deve levar em conta o formato do rosto, questão de altura, postura, imagem que o jogador quer passar acrescentando o fator do clima, da transpiração.

Astros globais

Não são apenas jogadores de futebol os famosos que recorrem aos serviços de Célio Faria e de sua equipe, formada por 120 profissionais. Contratado pela L’oréal para trabalhos no Brasil e em Paris, ele conheceu personalidades do mundo artístico e alguns tornaram-se clientes. A atriz global Monique Alfradique é um exemplo. Ela até mesmo participou da inauguração da unidade Lourdes do instituto.

“Susana Vieira teve uma época que vinha aqui muito”, destacou. Outros atores e atrizes que Célio Faria já teve como cliente são Giula Gam, Fernanda Machado, Adriana Bombom, Fernanda Paes Leme, Roberto Bomtempo e a esposa Miriam Freeland. Recentemente, ele foi a Paris, por meio de um contrato com a L’oréal, para fazer um catálogo para coleção outono inverno 2012 e que tem participado de alguns lançamentos como shows. “Cores, cabelos, formas, coreografia, musica, apresento a coleção e faço parte do shows fazendo cabelos conceituais em modelos”, contou.