Topo

Juca Kfouri critica o sigilo das licitações para Copa e explica qual preço que se paga por isso

Aniversariante do dia, Ricardo Teixeira é tema do "Tabelinha" - Flávio Florido/UOL
Aniversariante do dia, Ricardo Teixeira é tema do "Tabelinha" Imagem: Flávio Florido/UOL

Do UOL

Em São Paulo

20/06/2011 19h30

O "Tabelinha" desta semana comentou as licitações sigilosas para as obras da Copa-2014 e Olimpíadas no Brasil. Juca Kfouri criticou a ação e defendeu que a sociedade tem o direito de saber quanto e com o que o dinheiro está sendo gasto. O apresentador comparou as obras para o Mundial com as construções de Sérgio Naya, morto em fevereiro de 2009, que usou material de baixa qualidade --incluindo areia de praia-- para construção de um prédio que desmoronou.

Juca também lembrou que o deputado e ex-jogador Romário pediu a renúncia de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, nesta segunda-feira (20), dia de seu aniversário. Juca ironizou dizendo que esperaria a renúncia de Teixeira do comitê de organização local da Copa-2014 "sentado em sua casa, às cinco tomando um 'chá de cadeira'".

Os apresentadores falaram sobre a campanha do São Paulo no Brasileirão e questionaram os internautas se a sequência de vitórias continuaria no clássico contra o Corinthians, no próximo domingo (26). Para os apresentadores, apesar do tricolor paulista ter seu melhor desempenho na era dos pontos corridos, a equipe de Carpeggiani ainda não está em uma boa fase.

Juca também comentou a má fase do jogador Ronaldinho Gaúcho que foi eleito o "Perna de Pau" da rodada. No último sábado (18), em partida válida pela 5ª rodada do Brasileirão, o Flamengo apenas empatou com o Botafogo e a equipe de Vanderlei Luxemburgo continua com o desempenho abaixo do esperado. E Birner continuou criticando a postura do técnico rubro-negro, que avaliou como um homem com "um ego muito grande". De acordo com o comentarista, Luxemburgo pode ter "jogado a torcida para cima do jogador, para que ele se sinta pressionado e possa reagir" ou então, com o empate ele arrumou um vilão para a história e deixou de ser o principal responsável.

O apresentador do "Tabelinha" elogiou o desempenho de Jobson, do Bahia e criticou a FIFA. Em 2009, quando ainda jogava pelo Botafogo, o jogador foi pego no doping e será julgado essa semana na Suíça. Juca diz que "seria uma hipocrisia a FIFA punir o jogador" e que caso ele seja banido do futebol "estará entregue" ao descaso. Birner concordou com Kfouri e disse que o caso do atleta deve tratado como um problema médico.

O programa elegeu o goleiro Rogério Ceni como o "Luvas de Ouro" da rodada, o prêmio "Chuteira de Ouro" foi para o atacante Luan, do Palmeiras. No quadro "Bola de Cristal", Juca e Birner apostaram no Santos como campeão da Libertadores, na final que acontece na quarta-feira (22), no Pacaembu, em São Paulo.