Topo

Após 52 anos, seleção britânica pode ser unificada para os Jogos Olímpicos de 2012

Alex Ferguson, do Manchester United, é candidato a treinador da seleção masculina na Olimpíada - Nigel Roddis/Reuters
Alex Ferguson, do Manchester United, é candidato a treinador da seleção masculina na Olimpíada Imagem: Nigel Roddis/Reuters

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

21/06/2011 12h06

A Associação Olímpica de Grã-Bretanha (BOA, na sigla em inglês), chegou a um acordo sobre como serão formadas as seleções masculina e feminina de futebol que disputarão os Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Pela primeira vez em 52 anos, haverá uma unificação dos países do reino Unido para formar os times.

Além da Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte formarão a equipe do Reino Unido. A seleção masculina será formada por 18 jogadores, sendo que obrigatoriamente 15 deles precisam ter menos de 23 anos. Entre as mulheres, a idade é aberta. Será a primeira vez que uma seleção feminina britânica irá disputar a Olimpíada.

A BOA divulgou que o processo de seleção dos jogadores começará ainda este ano e que “o anúncio dos técnicos de ambas as equipes britânicas será feito no devido tempo”.

Países negam acordo

Porém, as Associações de Futebol do País de Gales e da Escócia informaram que não pretendem fazer parte deste time combinado do Reino Unido e que não participaram de nenhum acordo nesse sentido.

George Peat, presidente da Associação escocesa de Futebol, disse que está “espantado” pelo anúncio da BOA e que seu país “não tem nada a ver com esse torneio”. Por sua vez, o presidente da Associação Galesa, Phil Pritchard, reforçou que “não fizemos parte desse acordo”.