Topo

Escócia, Irlanda e País de Gales reconhecem seleção britânica de futebol

Das agências internacionais

Em Londres (ING)

22/06/2011 10h32

Escócia, Irlanda e País de Gales protestaram, mas admitiram que não podem fazer nada para impedir a criação da seleção britânica de futebol, homologada na última terça. As entidades comunicaram a Federação Inglesa (FA, na sigla original) que reconhecem a autonomia desta para a decisão tomada.

“Está claro que, de acordo com o código olímpico, tem de haver um processo não-discriminatório para todos os jogadores. Essas não são as regras da FA. As três federações nos notificaram e disseram reconhecer que, legalmente, nós temos a responsabilidade de ajudar o Comitê Olímpico Britânico no processo”, disse Alex Horne, secretário-geral da FA.

O imbróglio se dá por conta da separação histórica do futebol dos países britânicos. Há 52 anos os países que compõem a Grã-Bretanha têm seleções distintas na modalidade. Em contrapartida, competem conjuntamente nos esportes olímpicos.

Nos Jogos de 2012, em Londres, os donos da casa terão de ser representador no futebol, o que forçou a criação do time britânico. As federações dos países menores protestaram por entenderem que a decisão poderia comprometer a autonomia delas no futebol.

Anunciaram, no entanto, que os jogadores estão livres para decidirem o que fazer e que não vão impôr sanções de nenhum tipo.