Topo

Belletti anuncia aposentadoria por causa de "problemas físicos"

Belletti alegou problema no tendão de aquiles como motivo para encerrar a carreira - Wallace Teixeira/Photocamera/Divulgação
Belletti alegou problema no tendão de aquiles como motivo para encerrar a carreira Imagem: Wallace Teixeira/Photocamera/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/06/2011 17h11

O meio-campista Belletti, campeão mundial com a seleção brasileira de futebol em 2002, anunciou nesta segunda-feira que está se aposentando da carreira de jogador profissional aos 35 anos de idade.

“Por mais que eu queira seguir, o corpo não deixa. Encerro hoje minha carreira como jogador de futebol profissional por problemas físicos”, afirmou o agora ex-jogador em sua conta no Twitter.

Nascido em Cascavel, no Paraná, Belletti começou a carreira em 1994, no Cruzeiro, equipe em que se destacou na disputa do Campeonato Mineiro de 1995. Conquistou o prêmio de melhor jogador da posição e foi escolhido a revelação do torneio. No ano seguinte ele se transferiu para o São Paulo onde ficou até 1999.

Ao sair do tricolor Paulista, Belletti se transferiu para o Atlético-MG, onde teve uma breve passagem e ajudou os mineiros a chegarem a final do Campeonato Brasileiro. Em 2000, o jogador retornou ao São Paulo e foi convocado para a seleção brasileira, onde foi o reserva do lateral direito Cafú na conquista do pentacampeonato mundial, em 2002.

Neste mesmo ano Belletti foi para o Villareal-ESP. De lá, o jogador foi contratado pelo Barcelona e na equipe catalã chegou no auge da carreira, quando, em 2006, marcou o gol do título da equipe na Liga dos Campeões. Depois de uma passagem apagada pelo Chelsea, Belletti voltou ao Brasil para defender o Fluminense. Apesar de ter pouco atuado na equipe carioca, ele se sagrou campeão brasileiro.

No começo do mês, o Ceará anunciou a contratação do jogador para a disputa do Brasileirão. Apesar de ter sido apresentado e fazer alguns treinamentos com o elenco alvinegro, o atleta não chegou a entrar em campo com a camisa da equipe nordestina.


Veja o comunicado de Belletti, publicado em seu blog, anunciando o fim de sua carreira:

Comunico que estou encerrando hoje minha carreira como jogador de futebol profissional por problemas físicos.
Por mais que eu queira seguir, o corpo nao permite. O entusiasmo, a força de vontade e a superação nao conseguem ser mais fortes do que as dores.
Fui vencido pelo proprio corpo. Mais especificamente, pelos tendões de aquiles. 
Peço desculpas ao Ceara SC e seus torcedores por não poder cumprir o contrato. E agradecer a diretoria do clube pela oportunidade. Um clube que vem crescendo, e muito, dentro do cenario esportivo nacional. 
Não quero estar em campo somente competindo. Cresci ganhando, vencendo. São 22 titulos na carreira nos 16 anos de profissionalismo.
8 equipes: Cruzeiro EC, Atletico-MG, São Paulo FC, Villarreal CF, FC Barcelona, Chelsea FC, Fluminense FC e Ceara SC;
46 gols, 58 convocações para a seleção brasileira. E trabalhei com 29 treinadores pelos quais agradeço a cada um deles pelo aprendizado na vida e no esporte.
Primeiro jogo: 06 de novembro de 1994 _ Cruzeiro 1 x 1 Bragantino
 Ultimo jogo:  03 de novembro de 2010 _ Fluimense 0 x 0 Internacional
Comentarista esportivo, auxiliar tecnico ou prestar consultoria para jogador de futebol profissional são opções pelas quais estive me preparando para exercer neste momento. 
Futebol e’ minha paixão. Seguirei nele.

Um beijo especial aos meus filhos Dianlucca, Patrick e Joshua: "Vocês alimentam minha vontade de seguir em frente. Amo vocês!!"


Juliano Haus Belletti


27 de Junho de 2011.