Topo

Torcedor russo é absolvido em caso de racismo contra Roberto Carlos

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/06/2011 18h06

As autoridades russas decidiram absolver um torcedor, acusado de ato racista contra o brasileiro Roberto Carlos. O incidente foi durante a partida entre o time do lateral, Anzhi, e Zenit, quando um fã supostamente mostrou uma banana para o jogador.

O caso, que se repetiu neste mês de junho em outra partida com o lateral esquerdo, aconteceu durante um jogo em março e passou a ser investigado pelas autoridades da Rússia.

“Eles interrogaram o acusado, que afirmou que antes da partida resolveu comer uma banana. Naquele momento ele foi empurrado pela torcida e teve de esticar a mão através das barras para não esmagar a banana”, afirmou o relatório sobre o incidente, de acordo com o site Sports.ru.

"Ele não estava segurando a banana em direção a Roberto Carlos, pessoalmente. O torcedor não mostrou atos de racismo contra raça ou nação, segundo foi observado por testemunhas", concluiu o relatório.

Durante a vitória do Anzhi  por 3 a 0 sobre o Krylia Sovétov, na quarta-feira passada, Roberto Carlos sofreu com o comportamento racista de um torcedor do clube rival. Ele lançou uma banana no gramado no fim do confronto entre as duas equipes na cidade de Samara.

"Estou profundamente chateado e não tenho nenhuma vontade de voltar a jogar", chegou a dizer o jogador, à imprensa russa, após o segundo incidente.

CONFIRA COMO ACONTECEU O SEGUNDO INCIDENTE

Roberto Carlos saía do campo de defesa com a bola quando uma banana foi atirada em sua direção. Imediatamente, ele atira a fruta para fora do campo e conversa com o juiz antes de sair do gramado. "Estou indignado com o comportamento do torcedor que ofendeu não apenas a mim, mas a todos os jogadores presentes. E não apenas os jogadores, mas todo o futebol russo. Isso também me machuca muito porque a maioria das pessoas na Rússia é acolhedora, mas, infelizmente, existem esses idiotas”, afirmou o brasileiro.

CLUBE RUSSO IDENTIFICA O INVASOR