Topo

Cartazes de Marta rivalizam com patriotismo alemão no palco da estreia na Copa

Marta é destaque no material de divulgação da Copa do Mundo feminina - Thales Calipo/UOL Esporte
Marta é destaque no material de divulgação da Copa do Mundo feminina Imagem: Thales Calipo/UOL Esporte

Thales Calipo

Em Moenchengladbach (Alemanha)

28/06/2011 07h00

Com cerca de 300 mil habitantes, Moenchengladbach teve o seu ritmo normal quebrado com a chegada da Copa do Mundo de futebol feminino. Uma das sedes do torneio, a cidade já representa o que deve ser a tônica do torneio. Enquanto os organizadores promovem a partida entre Brasil e Austrália, nesta quarta-feira, às 13h15 (de Brasília), o público local prefere exaltar todo o seu apoio à seleção alemã com inúmeras bandeiras.

CLIMA EM MOENCHENGLADBACH

  • Thales Calipo/UOL Esporte

    Bandeiras da Alemanha foram espalhadas pela cidade que recebe a primeira partida da seleção

  • Thales Calipo/UOL Esporte

    Praça de Moenchengladbach já está preparada para receber a fan fest durante o jogo do Brasil

Em bares, lojas e nas casas de Moenchengladbach, o orgulho alemão está estampado em diversas bandeiras do país. O campeonato também não escapa das atenções mesmo daqueles que não são entusiastas do futebol, como o taxista iraquiano Delawar Moustafa, que trabalha na cidade.

“Eu sei quem é a Marta, mas por aqui todos estão esperando para ver a Alemanha ser campeã de novo. A torcida confia muito nessa seleção”, explicou Moustafa.

Mesmo assim, a Fifa espalhou pela cidade diversos cartazes em que Marta aparece com destaque. A entidade, no entanto, admitiu que após a partida das brasileiras, a expectativa é que as peças publicitárias sejam trocadas por outras, destacando alguma jogadora da Alemanha, já que as donas da casa atuarão em Moenchengladbach no dia 5 de julho, contra a França.

Porém, enquanto não recebem as alemãs, a população local se movimenta para assistir ao jogo também na fan fest montada em uma praça da cidade. O local já conta com um palco e bandeiras do Brasil e, segundo os organizadores, a expectativa é que a iniciativa atraia cerca de 5 mil pessoas para o jogo do Brasil.

Enquanto isso, o Brasil realiza os últimos preparativos de olho na partida contra a Austrália. Nesta terça-feira, as brasileiras farão o reconhecimento do gramado do Borussia Park, às 13h (de Brasília), e o técnico Kleiton Lima irá comandar o último treinamento antes da estreia na Copa do Mundo de futebol feminino.