Topo

Brasil bate Equador e vai às quartas em chave 'privilegiada' do Mundial sub-17

São-paulino Ademílson marcou o primeiro gol do Brasil e foi o destaque do time no jogo - EFE/Ulises Ruiz Basurto
São-paulino Ademílson marcou o primeiro gol do Brasil e foi o destaque do time no jogo Imagem: EFE/Ulises Ruiz Basurto

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/06/2011 19h02

A seleção brasileira conquistou nesta quarta-feira a sua classificação às quartas de final do Mundial sub-17 com uma vitória tranquila, por 2 a 0, sobre o Equador, em Guadalajara, no México. Com gols do são-paulino Ademílson e do cruzeirense Léo, ambos atacantes, o Brasil avançou em uma chave “privilegiada”, que tem apenas o Uruguai como maior rival até as semifinais.

O adversário do Brasil sai do confronto entre Japão e Nova Zelândia, a ser disputado também nesta quarta-feira. Enquanto a chave do lado brasileiro ainda tem Congo, Uzbequistão e Austrália, do outro lado estão grandes rivais como Argentina, Alemanha, Inglaterra, França e México, o que deve facilitar o caminho brasileiro até a grande decisão.

A seleção começou se impondo no estádio Omnilife. Desde o início, o time buscou o gol da classificação. Diante de um Equador que pouco se esforçava para criar chances reais, o Brasil aproveitou para sair na frente. Ademílson, que já havia arriscado de longe e levado perigo, aos três minutos, resolveu tentar de novo. E desta vez acertou.

Com 15 minutos de jogo, o são-paulino concluiu com eficiência uma bela jogada, que teve até toque de calcanhar do flamenguista Adryan. Da entrada da área, Ademílson bateu forte e acertou o canto do goleiro Cuero, que ainda tocou na bola, mas não evitou o gol.

Daí para a frente o Brasil não teve trabalho com o Equador até os 33 minutos, quando enfim o rival sul-americano decidiu se arriscar mais no ataque. Após uma saída de bola errada do Brasil, o time equatoriano avançou e Cevallos limpou a marcação para chutar de fora da área. O arremate saiu perigoso, e o goleiro Charles se esticou para mandar a escanteio.

ASSISTA AOS GOLS DO BRASIL NA VITÓRIA

A superioridade do Brasil seguiu no segundo tempo, mas o time não tinha mais a ofensividade da etapa inicial. Se no primeiro tempo Ademílson foi o responsável por criar as melhores chances do Brasil, não houve destaques individuais na segunda metade. O Equador, inclusive, poderia ter chegado ao empate.

Depois que o Brasil havia acertado a trave no início do segundo tempo, em um cruzamento de Ademílson que desviou na zaga, foi a vez dos equatorianos assustarem. Aos 15 minutos, Marquinhos salvou a seleção tirando uma bola que ia direção ao gol, já com o goleiro Charles batido no lance.

Lucas Piazon e Emérson já haviam perdido boas oportunidades, sendo que o último parou no goleiro Cuero, e o Brasil parecia mesmo encaminhar a classificação com uma vitória magra. Mas então, aos 41, Adryan cobrou falta com um levantamento na área e Léo se antecipou ao goleiro equatoriano para desviar de cabeça, sacramentando a vaga nas quartas.