Topo

Fifa define data para ouvir acusados de envolvimento em escândalo de corrupção

Mohamed bin Hammam foi acusado de subronar dirigentes para ganhar votos na eleição da Fifa - Fabrice Cofrini/ AFP Photo
Mohamed bin Hammam foi acusado de subronar dirigentes para ganhar votos na eleição da Fifa Imagem: Fabrice Cofrini/ AFP Photo

Das agências internacionais

Em Zurique (Suíça)

06/07/2011 07h04

Nesta quarta-feira, a Fifa anunciou a data da audiência sobre o escândalo de corrupção envolvendo Mohammed bin Hammam. O dirigente será ouvido no próximo dia 22 pela comissão de ética da entidade.

Bin Hammam, presidente da Confederação Asiática (AFC), foi acusado de suborno. O qatariano era candidato à presidência da Fifa e teria oferecido US$ 40 mil a dirigentes de futebol do Caribe em troca de votos.

O escândalo veio à tona e Bin Hamman desistiu de sua candidatura à presidência da Fifa. Logo em seguida, ele foi suspenso de todas as atividades relacionadas ao futebol. Sem concorrentes, Joseph Blatter foi reeleito ao cargo na entidade.

Debbie Minguell e Jason Sylvester, membros da União de Futebol do Caribe, também serão ouvidos pela Fifa sobre seu envolvimento no caso. Após ouvir os acusados, a entidade deve tomar uma decisão no dia 23.

“Os três dirigentes receberam o relatório das investigações conduzidas pela comissão de ética desde 29 de maio e foram convidados a apresentar suas posições por escrito antes do encontro. As partes envolvidas também terão a oportunidade de convocar testemunhas em potencial”, informou a Fifa em comunicado oficial.

Jack Warner, ex-presidente da Concacaf e ex-vice-presidente da Fifa, também foi acusado de envolvimento no escândalo. No entanto, ele renunciou aos cargos e, com isso, a Fifa decidiu encerrar as investigações sobre o dirigente.