Topo

Pesquisa revela que Copa-2010 foi assistida por quase metade da população mundial

Lance da partida entre Brasil e Holanda pela Copa 2010 que originou gol adversário - Richard Heathcote/Getty Images
Lance da partida entre Brasil e Holanda pela Copa 2010 que originou gol adversário Imagem: Richard Heathcote/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo

11/07/2011 14h25

A Copa do Mundo realizada na África do Sul, em 2010, foi vista por 3,2 bilhões de telespectadores, número que representa pouco mais de 46% da população mundial. Este número conta qualquer pessoa que tenha assistido a ao menos um minuto de cobertura.

Os dados da pesquisa foram divulgados pela FIFA e apurados pela empresa KantarSport mostram ainda que 2,2 bilhões de pessoas, o que representa um terço de toda a população, viram o Mundial por ao menos 20 minutos consecutivos. O número supera em 3% a audiência da Copa de 2006.

"Se considerarmos os diversos meios de comunicação observamos que a Copa do Mundo atrai uma audiência global", afirmou o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, que destacou ainda que este foi o primeiro grande acontecimento que pôde ser seguido por todos os tipos de plataformas, entre elas os telefones celulares.

A média de audiência no mundo para cada partida foi de 188,4 milhões, 6% a mais do que em 2006, enquanto a média de audiência mais alta foi registrada na decisão, com 530,9 milhões de telespectadores, um acréscimo de 5% em comparação com a edição de quatro anos antes.

Evidentemente, o jogo de maior audiência da competição foi a final entre Espanha e Holanda, que alcançou 619,7 milhões de telespectadores domiciliares, considerando aqueles que acompanharam a partida por um mínimo de 20 minutos consecutivos. Esse número, porém, sobe para 909,6 milhões de pessoas quando se leva em conta os que assistiram ao confronto por pelo menos um minuto e, provavelmente, ultrapassa um bilhão quando são incluídos os telespectadores que acompanharam o jogo em locais públicos.