Topo

CNN retira termo "pequeno" para se referir ao Corinthians após polêmica

Colunista tratou o Corinthians como "clube pequeno" ao se referir ao interesse em Tevez - AP/Eduardo Di Baia
Colunista tratou o Corinthians como "clube pequeno" ao se referir ao interesse em Tevez Imagem: AP/Eduardo Di Baia

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/07/2011 09h17

Após a polêmica criada pelo jornalista Fareed Zakaria, a CNN tentou se redimir. A emissora de TV americana alterou a referência ao Corinthians, tratado como “clube pequeno” em uma coluna. O adjetivo foi retirado do texto.

Na segunda-feira, a coluna de Zakaria foi publicada no portal de internet da CNN. O jornalista analisa se a economia do Brasil está em perigo ou em ascensão e pega como exemplo o desejo do Corinthians em contratar o atacante Carlos Tevez, do Manchester City. A polêmica veio na forma como o clube paulista foi retratado.

“Vocês ficarão surpresos ao saberem que está tentando comprar Tevez. Não são sheiks ou senhores do dinheiro, mas um clube pequeno de São Paulo – Brasil - o Corinthians. Eles ofereceram US$ 55 milhões para trazê-lo. E esta quantia é só para a sua compra”, dizia um trecho da coluna.

Revoltados, vários torcedores corintianos criticaram o uso do termo “pequeno” para se referir à equipe. No Twitter, foi criada a hashtag #corinthiansbiggerthancnn (Corinthians maior do que a CNN), que virou o tópico mais citado do Brasil no microblog.

Diante de tamanha repercussão, o texto foi alterado. Na manhã desta terça-feira, já não se via o adjetivo “pequeno” em referência ao Corinthians.