Topo

Jogadores usam "chinelinho" para forçar transferências no mercado europeu

Arsene Wenger insiste em manter Cesc Fábregas, alvo do Barcelona, no Arsenal - Getty Images
Arsene Wenger insiste em manter Cesc Fábregas, alvo do Barcelona, no Arsenal Imagem: Getty Images

Do UOL Esporte*<br>Em São Paulo

19/07/2011 07h04

Famoso no Brasil, o “chinelinho” ganhou uma nova versão no início desta temporada europeia. Para forçar uma mudança de clube, a estratégia escolhida por alguns jogadores insatisfeitos é “fugir” dos treinamentos. A escolha ainda não rendeu resultados, mas eles mantêm a esperança de que evitar trabalhar é a melhor saída para criar um clima ruim e ser liberado por seus respectivos times.

INSATISFEITOS NOS CLUBES DA EUROPA

  • Alex Livesey/Getty Images

    Na mira do Corinthians, Tevez deixou clara pouca vontade de voltar a jogar pelo Manchester City

  • Emilio Naranjo/EFE

    Sergio Agüero não quer mais atuar pelo Atlético de Madri e deve criar problemas para retornar ao clube

Cesc Fábregas é o grande personagem do mercado europeu. Alvo do Barcelona, o meia espanhol perdeu a primeira parte da preparação do Arsenal para a temporada por uma suposta lesão muscular, como assim informou o clube inglês. As especulações dos jornais esportivos apontam que o jogador está bem fisicamente e só tenta forçar o técnico dos Gunners a liberá-lo.

Alheio às especulações, o francês Arsène Wenger conta com o capitão da equipe para o amistoso que o time marcou para este fim de semana, na Alemanha. “Comprovaremos qual é seu estado físico pela lesão, mas sim, estará conosco em Colônia", comentou o comandante do Arsenal.

Kleber, atacante do Palmeiras, foi acusado pela torcida de usar tática semelhante para conseguir uma transferência ao Flamengo ou ter o seu salário reajustado. O Gladiador teria evitado jogar para não atingir o número de partidas definido pela CBF e ainda ter chances de garantir uma transferência. De volta à Europa, os clubes da Espanha também sofrem.

O Atlético de Madri poderá viver os mesmos problemas com o atacante Sergio Agüero. Fora da Copa América após a Argentina ser eliminada pelo Uruguai, o atacante está obrigado a voltar para a capital espanhola. Entretanto, ele já afirmou que não deseja jogar mais pelo clube e uma polêmica sobre o seu retorno já é ventilada pela imprensa local.

No momento, não há um clube sequer disposto a pagar 45 milhões de euros para romper o atual contrato de Agüero. Por isso, os dirigentes do Atlético de Madri são claros: "Agüero tem que se reincorporar à equipe do Atlético no próximo domingo", reforçam os cartolas.

Outro argentino que pode dar trabalho nos próximos dias é Carlos Tevez. O atacante está na mira do Corinthians, que já fez propostas e tenta negociar após receber várias negativas. Por sua vez, Carlitos deixa clara sua pouca vontade de retornar ao Manchester City. Se “rebelar” poderia ser uma saída do jogador para mostrar de maneira ainda mais clara que não tem interesse em defender a camisa dos Citizens.

* Com agências internacionais