Topo

Premier League estuda implementar sensores na linha do gol no ano que vem

Tecnologia evitará que lances como gol mal anulado da Copa de 2010 não se repitam - AFP
Tecnologia evitará que lances como gol mal anulado da Copa de 2010 não se repitam Imagem: AFP

Das Agências Internacionais

Em Londres (Inglaterra)

20/07/2011 09h17

A Premier League pode ser a primeira das principais ligas do mundo a instalar sensores na linha dos gols para determinar se a bola entrou ou não.

Os ingleses consideram inclusive colocar a novidade em prática na temporada 2012/13, de acordo com um artigo do chefe da liga, Richard Scudamore.

“A tecnologia está disponível e é justa. A Premier League a implementaria a manhã se pudesse. Esperamos que a Fifa seja construtiva e possamos introduzir já em 2012, é um objetivo realista”, afirmou o dirigente.

O objetivo da medida é aumentar o número de gols nas partidas e evitar as discussões e polêmicas em lances onde o árbitro ou o bandeirinha não conseguem dizer com precisão se a bola ultrapassou ou não a linha.

“O principal objetivo do jogo é fazer gols. Os jogadores concentram seus esforços em marcá-los ou evitá-los e os torcedores gritam até perder a voz pedindo gols”, explicou.

Primeiramente contrário à implementação de sistemas como sensores na linha do gol ou nas bolas, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, tem visto as inovações com outros olhos após sucessivas falhas da arbitragem.

Na última Copa do Mundo, o árbitro e o bandeirinha não deram um gol de Lampard no jogo entre Inglaterra e Alemanha pelas quartas-de-final. Teria sido o gol de empate dos ingleses, que acabaram derrotados por 4 a 1.