Topo

De calcanhar polêmico à "defesa escorpião", relembre jogadas que misturam habilidade e inconsequência

Balotelli colecionou mais uma polêmica para a sua já extensa coleção - Kevork Djansezian/Getty Images/AFP
Balotelli colecionou mais uma polêmica para a sua já extensa coleção Imagem: Kevork Djansezian/Getty Images/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/07/2011 07h01

Provocação ou um recurso criativo? Mario Balotelli entrou para o grupo de jogadores que criaram polêmica por causa de uma “gracinha”. O atacante do Manchester City quis fazer um gol de calcanhar durante um amistoso, errou e foi duramente criticado pelo treinador Roberto Mancini.

O jogador não está sozinho nesta galeria. Outros atletas já se deram muito bem (e outros muito mal) em jogadas que levaram os torcedores ao delírio – e deixaram os adversários nervosos. Uma tênue linha entre a genialidade e a humilhação permeia cada um destes lances.

O UOL Esporte separou algumas destas jogadas inconsequentes que deram certo (ou nem tanto) e entraram para o imaginário popular. Veja:

BALOTELLI E O CALCANHAR DA DISCÓRDIA

Mario Balotelli colecionou mais uma polêmica para o seu já extenso currículo. O atacante do Manchester City tinha tudo para fazer seu segundo gol no amistoso contra o Los Angeles Galaxy, mas resolveu inventar. Em vez do chute, ele tentou fazer um gol de calcanhar e desperdiçou uma boa oportunidade. O técnico Roberto Mancini não gostou nada da gracinha e substituiu Balotelli logo em seguida. O treinador ainda criticou o atleta por sua atitude.

O CALCANHAR POLÊMICO DE TÚLIO

Para se dar bem, Balotelli precisava ter umas aulas com Túlio. O atacante, que segue sua busca incansável pelo milésimo gol em sua carreira, aprontou das suas em 1996. No jogo contra a Universidad Católica, pela Libertadores, Túlio não titubeou quando recebeu a bola de cara para o gol, sem qualquer adversário para impedi-lo de marcar. Ele poderia apenas tocar para o fundo das redes e correr para o abraço, mas optou por um polêmico gol de calcanhar.

HIGUITA E A DEFESA ESCORPIÃO

René Higuita nunca foi conhecido por ser um goleiro convencional. O colombiano se tornou famoso, entre outras coisas, por sua cabeleira e por se arriscar demais nas saídas de bola. Em 1995, Higuita entrou para a história com uma das defesas mais acrobáticas (para não dizer sensacionais) de todos os tempos. No amistoso contra a Inglaterra, no mítico estádio de Wembley, Jamie Redknapp tentou o cruzamento. A bola foi na direção do gol e o colombiano fez a célebre defesa escorpião.

O PASSE DE COSTAS DE CRISTIANO RONALDO

Há quem desconfie que Cristiano Ronaldo não passa de um jogador supervalorizado, mais preocupado com o penteado do que com o futebol e outras bobagens. O atacante do Real Madrid mostrou sua habilidade ao inovar com um drible de costas, como se vê neste vídeo. Ele também deu um passe de costas no clássico contra o Atlético de Madri, no fim do ano passado, e provocou a revolta dos adversários. Os jogadores do Atlético interpretaram o gesto como uma provocação.

A DANCINHA DE EDMUNDO

Edmundo ficou conhecido tanto por sua habilidade como pela facilidade em se envolver em confusões. O polêmico atacante levou a torcida do Vasco ao delírio em 1997 e revoltou os botafoguenses. Ao receber a bola perto da lateral do campo, Edmundo recebeu a marcação do zagueiro Gonçalves. Só que o jogador vascaíno não se contentou apenas em tentar driblar o adversário. O atacante dançou na frente de Gonçalves antes de tocar a bola.